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Título : Dentre alferes e mágicos : a forma sátira em contos de Machado de Assis e Murilo Rubião
Autor : Maia, Camila Nascimento
Orientador(es):: Corrêa, Ana Laura dos Reis
Assunto:: Realismo (Literatura)
Sátira
Sistema literário
Assis, Machado de, 1839-1908
Rubião, Murilo, 1916 - 1945
Fecha de publicación : 17-dic-2024
Citación : MAIA, Camila Nascimento. Dentre alferes e mágicos: a forma sátira em contos de Machado de Assis e Murilo Rubião. 2024. 121 f. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumen : Machado de Assis (1839 – 1908) e Murilo Rubião (1916 – 1991) são dois autores que apresentam, aparentemente, produções literárias com características bem diversas entre si. No entanto, analisando-as a partir do conceito de sistema literário, proposto pelo crítico Antonio Candido (1918 – 2007), e considerando que escreveram o Brasil, respectivamente, do século XIX e do século XX, observa-se que Murilo Rubião foi um continuador de Machado de Assis no que se refere ao uso de alguns elementos, dentre os quais destacamos a sátira como método criador. Assim, este trabalho pretende tecer considerações acerca das nuances que a forma sátira assume na produção de contos dos dois autores, especialmente a partir da análise de “Ideias de Canário”, “O espelho” e “Anedota Pecuniária”, de Machado de Assis, além de “Teleco, o coelhinho”, “O ex-mágico da Taberna Minhota e “Memórias do Contabilista Pedro Inácio”, de Murilo Rubião. Partindo da discussão proposta pelo filósofo húngaro György Lukács (1885 – 1971) em “A questão da sátira”, a tese irá analisar de que modo o aspecto fantástico, o formato do conto e a saturação de situações cotidianas se articulam nas narrativas a fim de engendrar a elaboração satírica comum aos dois autores.
Abstract: Machado de Assis (1839 – 1908) and Murilo Rubião (1916 – 1991) are two authors who apparently present literary productions with very different characteristics. However, analyzing them from the concept of literary system, proposed by critic Antonio Candido (1918 – 2007), and considering that they wrote Brazil, respectively, in the 19th and 20th centuries, it is observed that Murilo Rubião was a continuator of Machado de Assis in terms of the use of some elements, among which we highlight satire as a creative method. Thus, this work intends to make considerations about the nuances that the satire form takes on in the production of short stories by the two authors, especially based on the analysis of “Ideias de Canário”, “O espelho” and “Anedota Pecuniária”, by Machado de Assis, in addition to “Teleco, o coelhinho”, “O exmágico da Taberna Minhota” and “Memórias do Contabilista Pedro Inácio”, by Murilo Rubião. Starting from the discussion proposed by the Hungarian philosopher György Lukács (1885 – 1971) in “A questão da sátira”, the thesis will analyze how the fantastic aspect, the configuration in short stories and the saturation of everyday situations are articulated in narratives to engender the satirical elaboration common to both.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Descripción : Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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