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dc.contributor.advisorCorrêa, Ana Laura dos Reispt_BR
dc.contributor.authorMaia, Camila Nascimentopt_BR
dc.date.accessioned2024-12-17T19:26:36Z-
dc.date.available2024-12-17T19:26:36Z-
dc.date.issued2024-12-17-
dc.date.submitted2024-04-17-
dc.identifier.citationMAIA, Camila Nascimento. Dentre alferes e mágicos: a forma sátira em contos de Machado de Assis e Murilo Rubião. 2024. 121 f. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51203-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2024.pt_BR
dc.description.abstractMachado de Assis (1839 – 1908) e Murilo Rubião (1916 – 1991) são dois autores que apresentam, aparentemente, produções literárias com características bem diversas entre si. No entanto, analisando-as a partir do conceito de sistema literário, proposto pelo crítico Antonio Candido (1918 – 2007), e considerando que escreveram o Brasil, respectivamente, do século XIX e do século XX, observa-se que Murilo Rubião foi um continuador de Machado de Assis no que se refere ao uso de alguns elementos, dentre os quais destacamos a sátira como método criador. Assim, este trabalho pretende tecer considerações acerca das nuances que a forma sátira assume na produção de contos dos dois autores, especialmente a partir da análise de “Ideias de Canário”, “O espelho” e “Anedota Pecuniária”, de Machado de Assis, além de “Teleco, o coelhinho”, “O ex-mágico da Taberna Minhota e “Memórias do Contabilista Pedro Inácio”, de Murilo Rubião. Partindo da discussão proposta pelo filósofo húngaro György Lukács (1885 – 1971) em “A questão da sátira”, a tese irá analisar de que modo o aspecto fantástico, o formato do conto e a saturação de situações cotidianas se articulam nas narrativas a fim de engendrar a elaboração satírica comum aos dois autores.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDentre alferes e mágicos : a forma sátira em contos de Machado de Assis e Murilo Rubiãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordRealismo (Literatura)pt_BR
dc.subject.keywordSátirapt_BR
dc.subject.keywordSistema literáriopt_BR
dc.subject.keywordAssis, Machado de, 1839-1908pt_BR
dc.subject.keywordRubião, Murilo, 1916 - 1945pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Machado de Assis (1839 – 1908) and Murilo Rubião (1916 – 1991) are two authors who apparently present literary productions with very different characteristics. However, analyzing them from the concept of literary system, proposed by critic Antonio Candido (1918 – 2007), and considering that they wrote Brazil, respectively, in the 19th and 20th centuries, it is observed that Murilo Rubião was a continuator of Machado de Assis in terms of the use of some elements, among which we highlight satire as a creative method. Thus, this work intends to make considerations about the nuances that the satire form takes on in the production of short stories by the two authors, especially based on the analysis of “Ideias de Canário”, “O espelho” and “Anedota Pecuniária”, by Machado de Assis, in addition to “Teleco, o coelhinho”, “O exmágico da Taberna Minhota” and “Memórias do Contabilista Pedro Inácio”, by Murilo Rubião. Starting from the discussion proposed by the Hungarian philosopher György Lukács (1885 – 1971) in “A questão da sátira”, the thesis will analyze how the fantastic aspect, the configuration in short stories and the saturation of everyday situations are articulated in narratives to engender the satirical elaboration common to both.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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