Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Corrêa, Ana Laura dos Reis | pt_BR |
dc.contributor.author | Maia, Camila Nascimento | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T19:26:36Z | - |
dc.date.available | 2024-12-17T19:26:36Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-17 | - |
dc.identifier.citation | MAIA, Camila Nascimento. Dentre alferes e mágicos: a forma sátira em contos de Machado de Assis e Murilo Rubião. 2024. 121 f. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51203 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Machado de Assis (1839 – 1908) e Murilo Rubião (1916 – 1991) são dois autores que
apresentam, aparentemente, produções literárias com características bem diversas entre si. No
entanto, analisando-as a partir do conceito de sistema literário, proposto pelo crítico Antonio
Candido (1918 – 2007), e considerando que escreveram o Brasil, respectivamente, do século
XIX e do século XX, observa-se que Murilo Rubião foi um continuador de Machado de Assis
no que se refere ao uso de alguns elementos, dentre os quais destacamos a sátira como método
criador. Assim, este trabalho pretende tecer considerações acerca das nuances que a forma sátira
assume na produção de contos dos dois autores, especialmente a partir da análise de “Ideias de
Canário”, “O espelho” e “Anedota Pecuniária”, de Machado de Assis, além de “Teleco, o
coelhinho”, “O ex-mágico da Taberna Minhota e “Memórias do Contabilista Pedro Inácio”, de
Murilo Rubião. Partindo da discussão proposta pelo filósofo húngaro György Lukács (1885 –
1971) em “A questão da sátira”, a tese irá analisar de que modo o aspecto fantástico, o formato
do conto e a saturação de situações cotidianas se articulam nas narrativas a fim de engendrar a
elaboração satírica comum aos dois autores. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Dentre alferes e mágicos : a forma sátira em contos de Machado de Assis e Murilo Rubião | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Realismo (Literatura) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sátira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema literário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assis, Machado de, 1839-1908 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rubião, Murilo, 1916 - 1945 | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Machado de Assis (1839 – 1908) and Murilo Rubião (1916 – 1991) are two authors who
apparently present literary productions with very different characteristics. However, analyzing
them from the concept of literary system, proposed by critic Antonio Candido (1918 – 2007),
and considering that they wrote Brazil, respectively, in the 19th and 20th centuries, it is
observed that Murilo Rubião was a continuator of Machado de Assis in terms of the use of some
elements, among which we highlight satire as a creative method. Thus, this work intends to
make considerations about the nuances that the satire form takes on in the production of short
stories by the two authors, especially based on the analysis of “Ideias de Canário”, “O espelho”
and “Anedota Pecuniária”, by Machado de Assis, in addition to “Teleco, o coelhinho”, “O exmágico da Taberna Minhota” and “Memórias do Contabilista Pedro Inácio”, by Murilo Rubião.
Starting from the discussion proposed by the Hungarian philosopher György Lukács (1885 –
1971) in “A questão da sátira”, the thesis will analyze how the fantastic aspect, the configuration
in short stories and the saturation of everyday situations are articulated in narratives to engender
the satirical elaboration common to both. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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