http://repositorio.unb.br/handle/10482/53138| File | Description | Size | Format | |
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| 2025_CamilaIsabelDeMenezesFraga_TESE.pdf | 3,71 MB | Adobe PDF | View/Open |
| Title: | Tarifa de água de abastecimento público : análises de acessibilidade econômica |
| Authors: | Fraga, Camila Isabel de Menezes |
| Orientador(es):: | Alves, Conceição de Maria Albuquerque |
| Assunto:: | Saneamento básico Abastecimento de água - Brasil Tarifas Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb/DF) |
| Issue Date: | 18-Nov-2025 |
| Data de defesa:: | 11-Mar-2025 |
| Citation: | FRAGA, Camila Isabel de Menezes. Tarifa de água de abastecimento público: análises de acessibilidade econômica. 2025. 154 f., il. Tese (Doutorado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Abstract: | Este trabalho teve como objetivo discutir distribuição de subsídios e a acessibilidade econômica aos serviços de abastecimento de água (SAA). Para alcance deste objetivo, esta pesquisa foi dividida em duas etapas. Na primeira delas, a área de estudos foi o Distrito Federal, especificamente suas Regiões Administrativas (RAS). Essas localidades são atendidas pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB). Foram utilizados dados amostrais de censo amostral local referentes à renda, além de informações cedidas pela CAESB sobre preço da tarifa, consumo e tarifação de usuários de água por RAS de 2019 e de 2020/2021, período em que houve transição da metodologia tarifária. Os resultados mostraram consumo médio de água de 108 L/ (hab. dia-1 ) e 399 L/(hab. dia-1 ) nas áreas de menor e maior renda, respectivamente. Clientes com consumo inferior a 27m3 mensais foram subsidiados nos dois ciclos tarifários analisados. A distribuição de subsídios foi regressiva em função do índice de conexão e consumo nas RAS de menor renda. Aproximadamente um quarto das famílias da região de menor classe de rendimentos compromete mais de 3% da renda para acesso ao volume mensal de água de 7 m3 . Os resultados também indicam que lares mais pobres, chefiados por mulheres e com presença de crianças são aqueles com mais chance de ocorrência de problemas de pobreza hídrica. A segunda etapa da pesquisa versou sobre a disponibilidade física e acessibilidade econômica dos SAA para residências localizadas em capitais brasileiras, área urbana. Nela foi utilizada a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, referente ao ano de 2022. Disparidades entre regiões foram perceptíveis e grupos minoritários como mulheres e pessoas não brancas foram os majoritariamente excluídos quanto a conexão física. Parcela significativa de beneficiários de programas de transferência de renda também foi excluída do acesso à água por meio de rede geral. Cerca de 16% das famílias conectadas em capitais brasileiras compromete mais de 3% da renda familiar efetiva com SAA. Por meio da modelação de regressão dos microdados da pesquisa utilizada a escala do agregado familiar, foi confirmado que famílias chefiadas por mulheres têm maior chance de problemas de acessibilidade econômica. Mesmo com as limitações quanto as bases das pesquisas de renda utilizadas, visto que não são específicas para os objetivos do trabalho conduzido, elas se mostraram relevantes e oportunizaram a coleta de dados, podendo auxiliar o acompanhamento de metas de universalização e de realização do direito humano à água por reguladores e formuladores de políticas. |
| Abstract: | This study aimed to discuss the distribution of subsidies and affordability of water supply services (WSS). In order to achieve this objective, this research was divided into two stages. In the first stage, the study area was the Federal District, specifically its Administrative Regions (RAS). These locations are served by the Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB). We used sample data from the local census regarding income, as well as information provided by CAESB on the price of the tariff, consumption and pricing of water users by SA in 2019 and 2020/2021, the period in which there was a transition from the tariff methodology. The results showed average water consumption of 108 L/inhabitant. day -1 and 399 L/inhabitant. day-1 in the lower and higher income areas, respectively. Customers with a monthly consumption of less than 27 m3 were subsidized in both tariff cycles. The distribution of subsidies was regressive according to the connection and consumption index in the RAS of lowerincome. Approximately a quarter of the region's families in the lowest income commit more than 3% of their income to accessing the minimum WSS tariff. The results also indicate that poorer households headed by women and with children are more likely to have water poverty problems. The second stage of the research examined the physical availability and affordability of WSS for households in Brazilian capitals, urban areas, using data from the survey Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua carried out by the Brazilian Institute of Geography and Statistics from 2022. The findings highlighted regional disparities, with minority groups—particularly women and non-white individuals—lacking access to piped water. A significant number of recipients of cash transfer programs were excluded from WSS access. Around 16% of families with water connections in Brazilian capitals spend over 3% of their household income on the minimum WSS tariff. Regression analysis of household-level microdata confirmed that female-headed households are more likely to face affordability issues. Despite the limitations in the income data used—since the surveys were not specifically designed for this research, the data provided valuable insights that can support regulators and policymakers in tracking progress toward universal access and ensuring the realization of the human right to water. |
| metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
| Description: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2025. |
| metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos |
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| Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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