| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Alves, Conceição de Maria Albuquerque | - |
| dc.contributor.author | Fraga, Camila Isabel de Menezes | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-18T15:35:02Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-18T15:35:02Z | - |
| dc.date.issued | 2025-11-18 | - |
| dc.date.submitted | 2025-03-11 | - |
| dc.identifier.citation | FRAGA, Camila Isabel de Menezes. Tarifa de água de abastecimento público: análises de acessibilidade econômica. 2025. 154 f., il. Tese (Doutorado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/53138 | - |
| dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo discutir distribuição de subsídios e a acessibilidade
econômica aos serviços de abastecimento de água (SAA). Para alcance deste objetivo,
esta pesquisa foi dividida em duas etapas. Na primeira delas, a área de estudos foi o
Distrito Federal, especificamente suas Regiões Administrativas (RAS). Essas
localidades são atendidas pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito
Federal (CAESB). Foram utilizados dados amostrais de censo amostral local referentes
à renda, além de informações cedidas pela CAESB sobre preço da tarifa, consumo e
tarifação de usuários de água por RAS de 2019 e de 2020/2021, período em que houve
transição da metodologia tarifária. Os resultados mostraram consumo médio de água de
108 L/ (hab. dia-1
) e 399 L/(hab. dia-1
) nas áreas de menor e maior renda,
respectivamente. Clientes com consumo inferior a 27m3 mensais foram subsidiados nos
dois ciclos tarifários analisados. A distribuição de subsídios foi regressiva em função do
índice de conexão e consumo nas RAS de menor renda. Aproximadamente um quarto
das famílias da região de menor classe de rendimentos compromete mais de 3% da
renda para acesso ao volume mensal de água de 7 m3
. Os resultados também indicam
que lares mais pobres, chefiados por mulheres e com presença de crianças são aqueles
com mais chance de ocorrência de problemas de pobreza hídrica. A segunda etapa da
pesquisa versou sobre a disponibilidade física e acessibilidade econômica dos SAA para
residências localizadas em capitais brasileiras, área urbana. Nela foi utilizada a Pesquisa
Nacional por Amostra de Domicílios Contínua realizada pelo Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística, referente ao ano de 2022. Disparidades entre regiões foram
perceptíveis e grupos minoritários como mulheres e pessoas não brancas foram os
majoritariamente excluídos quanto a conexão física. Parcela significativa de
beneficiários de programas de transferência de renda também foi excluída do acesso à
água por meio de rede geral. Cerca de 16% das famílias conectadas em capitais
brasileiras compromete mais de 3% da renda familiar efetiva com SAA. Por meio da
modelação de regressão dos microdados da pesquisa utilizada a escala do agregado
familiar, foi confirmado que famílias chefiadas por mulheres têm maior chance de
problemas de acessibilidade econômica. Mesmo com as limitações quanto as bases das
pesquisas de renda utilizadas, visto que não são específicas para os objetivos do
trabalho conduzido, elas se mostraram relevantes e oportunizaram a coleta de dados,
podendo auxiliar o acompanhamento de metas de universalização e de realização do
direito humano à água por reguladores e formuladores de políticas. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Tarifa de água de abastecimento público : análises de acessibilidade econômica | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Saneamento básico | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Abastecimento de água - Brasil | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Tarifas | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb/DF) | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This study aimed to discuss the distribution of subsidies and affordability of water
supply services (WSS). In order to achieve this objective, this research was divided into
two stages. In the first stage, the study area was the Federal District, specifically its
Administrative Regions (RAS). These locations are served by the Companhia de
Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB). We used sample data from the
local census regarding income, as well as information provided by CAESB on the price
of the tariff, consumption and pricing of water users by SA in 2019 and 2020/2021, the
period in which there was a transition from the tariff methodology. The results showed
average water consumption of 108 L/inhabitant. day -1
and 399 L/inhabitant. day-1
in the
lower and higher income areas, respectively. Customers with a monthly consumption of
less than 27 m3 were subsidized in both tariff cycles. The distribution of subsidies was
regressive according to the connection and consumption index in the RAS of lowerincome. Approximately a quarter of the region's families in the lowest income commit
more than 3% of their income to accessing the minimum WSS tariff. The results also
indicate that poorer households headed by women and with children are more likely to
have water poverty problems. The second stage of the research examined the physical
availability and affordability of WSS for households in Brazilian capitals, urban areas,
using data from the survey Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua
carried out by the Brazilian Institute of Geography and Statistics from 2022. The
findings highlighted regional disparities, with minority groups—particularly women and
non-white individuals—lacking access to piped water. A significant number of
recipients of cash transfer programs were excluded from WSS access. Around 16% of
families with water connections in Brazilian capitals spend over 3% of their household
income on the minimum WSS tariff. Regression analysis of household-level microdata
confirmed that female-headed households are more likely to face affordability issues.
Despite the limitations in the income data used—since the surveys were not specifically
designed for this research, the data provided valuable insights that can support
regulators and policymakers in tracking progress toward universal access and ensuring
the realization of the human right to water. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|