http://repositorio.unb.br/handle/10482/53135| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| ARTIGO_EducaçãoEntreParedes.pdf | 366,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Título: | A educação entre paredes hospitalares : caracterização, implementação e impactos no Distrito Federal |
| Outros títulos: | Education between hospital walls : characterization, implementation and impacts in the Federal District |
| Autor(es): | Lima, Paulo Vinícius Pereira de Afiune, Merula Helena Santos, Karla Vanessa Gomes dos Moreira, Geraldo Eustáquio |
| ORCID: | https://orcid.org/0009-0000-5120-7659 https://orcid.org/0000-0002-1455-6646 |
| Afiliação do autor: | Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação |
| Assunto: | Classe hospitalar Serviços educacionais Crianças hospitalizadas Direitos humanos Distrito Federal (Brasil) |
| Data de publicação: | 9-Mar-2025 |
| Referência: | LIMA, Paulo Vinícius Pereira de; AFIUNE, Merula Helena; SANTOS, Karla Vanessa Gomes dos; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. A educação entre paredes hospitalares: caracterização, implementação e impactos no Distrito Federal. 2025. Espaço Plural, [S.l.], v. 21, n. 42, p.76-105, 2025. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/34236. Acesso em: 17 nov. 2025. |
| Resumo: | O atendimento educacional hospitalar/classe hospitalar é considerado um serviço educacional indispensável para a garantia e promoção dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes que se encontram hospitalizados. Essa garantia tem sido efetivada pela criação de Classes Hospitalares que oportunizam a continuidade do processo de aprendizagem mesmo em período de internação. Nesse panorama, o presente artigo tem como objetivo caracterizar o atendimento educacional em Classes Hospitalares, no Distrito Federal. Para tanto, foi empreendido um estudo qualitativo, do tipo descritivo, utilizando a pesquisa documental e bibliográfica (Fonseca, 2002) e, como instrumento de pesquisa, o questionário (Gil, 1999). A análise foi realizada por meio de decodificação, interpretação qualitativa das respostas do questionário e tabulação dos dados. Os resultados apontaram para um avanço no que diz respeito ao cumprimento do direito à educação em Classes Hospitalares. Entretanto, é necessário adequar o atendimento segundo à legislação vigente (Lei 13.716/2018). O estudo possibilitou construir reflexões acerca da historicidade das Classes Hospitalares, questão que perpassa pelo movimento mundial para a inclusão, pelo processo de lutas e conquistas que resultaram na institucionalização dos Direitos Humanos e pelo avanço das leis que tratam do tema. |
| Abstract: | Hospital educational care is considered an essential educational service for guaranteeing and promoting the fundamental rights of children and adolescents who are hospitalized. This guarantee has been made effective by the creation of Hospital Classes, which provide opportunities for the continuity of the learning process even during hospitalization. Against this backdrop, the aim of this article is to characterize educational care in Hospital Classes in the Federal District. To this end, a qualitative, descriptive study was carried out, using documentary and bibliographic research (Fonseca, 2002) and a questionnaire as the research instrument (Gil, 1999). The analysis was carried out through decoding, qualitative interpretation of the answers to the questionnaire and tabulation of the data. The results show that progress has been made in fulfilling the right to education in Hospital Classes. However, it is necessary to adapt the service in accordance with current legislation (Law 13.716/2018). The study made it possible to reflect on the historicity of Hospital Classes, an issue that permeates the global movement for inclusion, the process of struggles and conquests that resulted in the institutionalization of Human Rights and the advancement of laws dealing with the subject. |
| Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) |
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
| Licença: | (CC BY NC SA) |
| Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
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