| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.author | Lima, Paulo Vinícius Pereira de | - |
| dc.contributor.author | Afiune, Merula Helena | - |
| dc.contributor.author | Santos, Karla Vanessa Gomes dos | - |
| dc.contributor.author | Moreira, Geraldo Eustáquio | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-18T10:44:11Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-18T10:44:11Z | - |
| dc.date.issued | 2025-03-09 | - |
| dc.identifier.citation | LIMA, Paulo Vinícius Pereira de; AFIUNE, Merula Helena; SANTOS, Karla Vanessa Gomes dos; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. A educação entre paredes hospitalares: caracterização, implementação e impactos no Distrito Federal. 2025. Espaço Plural, [S.l.], v. 21, n. 42, p.76-105, 2025. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/34236. Acesso em: 17 nov. 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/53135 | - |
| dc.description.abstract | O atendimento educacional hospitalar/classe hospitalar é considerado um
serviço educacional indispensável para a garantia e promoção dos direitos fundamentais
de crianças e adolescentes que se encontram hospitalizados. Essa garantia tem sido
efetivada pela criação de Classes Hospitalares que oportunizam a continuidade do
processo de aprendizagem mesmo em período de internação. Nesse panorama, o
presente artigo tem como objetivo caracterizar o atendimento educacional em Classes
Hospitalares, no Distrito Federal. Para tanto, foi empreendido um estudo qualitativo, do tipo
descritivo, utilizando a pesquisa documental e bibliográfica (Fonseca, 2002) e, como
instrumento de pesquisa, o questionário (Gil, 1999). A análise foi realizada por meio de
decodificação, interpretação qualitativa das respostas do questionário e tabulação dos
dados. Os resultados apontaram para um avanço no que diz respeito ao cumprimento do
direito à educação em Classes Hospitalares. Entretanto, é necessário adequar o
atendimento segundo à legislação vigente (Lei 13.716/2018). O estudo possibilitou
construir reflexões acerca da historicidade das Classes Hospitalares, questão que
perpassa pelo movimento mundial para a inclusão, pelo processo de lutas e conquistas
que resultaram na institucionalização dos Direitos Humanos e pelo avanço das leis que
tratam do tema. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | A educação entre paredes hospitalares : caracterização, implementação e impactos no Distrito Federal | pt_BR |
| dc.title.alternative | Education between hospital walls : characterization, implementation and impacts in the Federal District | pt_BR |
| dc.type | Artigo | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Classe hospitalar | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Serviços educacionais | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Crianças hospitalizadas | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Direitos humanos | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
| dc.rights.license | (CC BY NC SA) | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | Hospital educational care is considered an essential educational service for
guaranteeing and promoting the fundamental rights of children and adolescents who are
hospitalized. This guarantee has been made effective by the creation of Hospital Classes,
which provide opportunities for the continuity of the learning process even during
hospitalization. Against this backdrop, the aim of this article is to characterize educational
care in Hospital Classes in the Federal District. To this end, a qualitative, descriptive study was carried out, using documentary and bibliographic research (Fonseca, 2002) and a
questionnaire as the research instrument (Gil, 1999). The analysis was carried out through
decoding, qualitative interpretation of the answers to the questionnaire and tabulation of the
data. The results show that progress has been made in fulfilling the right to education in
Hospital Classes. However, it is necessary to adapt the service in accordance with current
legislation (Law 13.716/2018). The study made it possible to reflect on the historicity of
Hospital Classes, an issue that permeates the global movement for inclusion, the process
of struggles and conquests that resulted in the institutionalization of Human Rights and the
advancement of laws dealing with the subject. | pt_BR |
| dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0000-5120-7659 | pt_BR |
| dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-1455-6646 | pt_BR |
| dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| dc.contributor.affiliation | Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
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