Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52910
Files in This Item:
File SizeFormat 
JuanicePereiraSantosSilva_TESE.pdf3,96 MBAdobe PDFView/Open
Title: O uso de modelos topográficos de impressão 3D integrado com prática de campo virtual no ensino de Geografia : desafios e possibilidades no ensino fundamental
Authors: Silva, Juanice Pereira Santos
Orientador(es):: Laranja, Ruth Elias de Paula
Assunto:: Geografia - estudo e ensino
Intervenção pedagógica
Prática de campo virtual
Impressão 3D
Topografia
Issue Date: 24-Oct-2025
Citation: SILVA, Juanice Pereira Santos. O uso de modelos topográficos de impressão 3D integrado com prática de campo virtual no ensino de Geografia: desafios e possibilidades no ensino fundamental. 2025. 167 f., il. Tese (Doutorado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Abstract: O ensino de Geografia necessita de reflexão e análise crítica. O incremento metodológico otimiza a construção do pensamento geográfico e possibilita ao docente acompanhar o ritmo do avanço tecnológico e das transformações sociais, demandando que se inclua a prática de trabalho de campo e a diversificação dos recursos didáticos para que as aulas de Geografia sejam prazerosas e facilitadoras do processo de aprendizagem dos estudantes. Entende-se que o ensino de Geografia direciona o estudante a ler o mundo por meio da percepção do espaço cotidiano, da construção e da transformação da paisagem natural, na relação sociedade e natureza. A partir do exposto, o trabalho foi desenvolvido por meio de uma intervenção pedagógica, com o uso de material tecnológico, integrando modelos topográficos de impressão 3D e atividades práticas de campo virtual. A pesquisa partiu da seguinte problemática: de que maneira a integração de modelos topográficos de impressão 3D e as atividades práticas de campo virtual podem potencializar o processo de ensino e aprendizagem de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental da educação básica? Em busca de respostas, a pesquisa tem o seguinte objetivo geral: analisar o impacto da utilização do modelo topográfico de impressão 3D como recurso tecnológico no ensino do componente físico-natural relevo em atividades práticas de campo virtual. Como metodologia, optou-se pela abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica e trabalho de campo. A investigação também propôs conduzir o estudo por meio da resolução de situações-problema no recorte espacial onde a pesquisa foi realizada, no caso, o Parque Ecológico e Vivencial da Ponte Alta, na Região Administrativa do Gama, Distrito Federal. Os estudantes que participaram do trabalho cursavam o 6º ano do Ensino Fundamental, vindos de duas escolas públicas da cidade. Por meio da investigação, concluiu-se que, com o uso do modelo topográfico 3D integrado à prática de campo virtual nas aulas de Geografia, os estudantes assimilaram com maior facilidade os conteúdos trabalhados. A investigação também identificou desafios a serem superados, entretanto, as possibilidades de uso desses materiais tecnológicos como recurso didático promoveram a visibilidade do Parque Ecológico, desenvolveram o sentimento de preservação do local e diversificaram a metodologia para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, mostrando as potencialidades desta intervenção pedagógica para a construção dos conhecimentos geográficos.
Abstract: The teaching of Geography needs reflection and critical analysis. The methodological increment optimizes the construction of geographical thinking and enables teachers to keep up with the pace of technological advancement and social transformations, demanding to include fieldwork activities and diversification of didactic resources so that Geography classes are pleasant and facilitate the students' learning process. The teaching of Geography aims to direct the student to apprehend the world through the perception of everyday space, the construction and the transformation of natural landscape, in the relationship between society and nature. From the above, the work was developed by means of a pedagogical intervention, with use of technological material, combining topographic models of 3D printing and practical virtual field activities. The research starts from the following question: how can the integration of topographic models of 3D printing and practical virtual field activities enhance the process of teaching and learning Geography in the final years of Elementary School of basic education? In search for answers to this question, the research has the following general objective: to analyse the impact of the use of 3D printing topographic models as a technological resource in the teaching of the physical-natural component relief in practical virtual field activities. The chosen methodology was qualitative approach, literature review and fieldwork. The investigation also proposed to conduct the study by solving problem-situations in the spatial area where the research was carried out, in this case, the Ecological and Experiential Park of Ponte Alta, in the Administrative Region of Gama, Distrito Federal. The students who took part in the work were from the 6th grade of Elementary School, from two local public schools. The investigation concluded that with the use of 3D topographic models integrated with virtual field activities in Geography classes, the students assimilated more easily the contents worked. The investigation also identified challenges to be overcome, although, the possibilities of using these technological materials as a didactic resource promoted the visibility of the Ecological Park, developed the feeling of preserving it, diversified the methodology to enhance the teaching and learning process, showing the potential of pedagogical intervention to build geographical knowledge.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Geografia (ICH GEA)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2025.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/52910/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.