| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Laranja, Ruth Elias de Paula | pt_BR |
| dc.contributor.author | Silva, Juanice Pereira Santos | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-24T18:15:28Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-24T18:15:28Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-24 | - |
| dc.date.submitted | 2025-02-14 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Juanice Pereira Santos. O uso de modelos topográficos de impressão 3D integrado com prática de campo virtual no ensino de Geografia: desafios e possibilidades no ensino fundamental. 2025. 167 f., il. Tese (Doutorado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52910 | - |
| dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | O ensino de Geografia necessita de reflexão e análise crítica. O incremento metodológico
otimiza a construção do pensamento geográfico e possibilita ao docente acompanhar o
ritmo do avanço tecnológico e das transformações sociais, demandando que se inclua a
prática de trabalho de campo e a diversificação dos recursos didáticos para que as aulas
de Geografia sejam prazerosas e facilitadoras do processo de aprendizagem dos
estudantes. Entende-se que o ensino de Geografia direciona o estudante a ler o mundo por
meio da percepção do espaço cotidiano, da construção e da transformação da paisagem
natural, na relação sociedade e natureza. A partir do exposto, o trabalho foi desenvolvido
por meio de uma intervenção pedagógica, com o uso de material tecnológico, integrando
modelos topográficos de impressão 3D e atividades práticas de campo virtual. A pesquisa
partiu da seguinte problemática: de que maneira a integração de modelos topográficos de
impressão 3D e as atividades práticas de campo virtual podem potencializar o processo
de ensino e aprendizagem de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental da
educação básica? Em busca de respostas, a pesquisa tem o seguinte objetivo geral:
analisar o impacto da utilização do modelo topográfico de impressão 3D como recurso
tecnológico no ensino do componente físico-natural relevo em atividades práticas de
campo virtual. Como metodologia, optou-se pela abordagem qualitativa, pesquisa
bibliográfica e trabalho de campo. A investigação também propôs conduzir o estudo por
meio da resolução de situações-problema no recorte espacial onde a pesquisa foi
realizada, no caso, o Parque Ecológico e Vivencial da Ponte Alta, na Região
Administrativa do Gama, Distrito Federal. Os estudantes que participaram do trabalho
cursavam o 6º ano do Ensino Fundamental, vindos de duas escolas públicas da cidade.
Por meio da investigação, concluiu-se que, com o uso do modelo topográfico 3D
integrado à prática de campo virtual nas aulas de Geografia, os estudantes assimilaram
com maior facilidade os conteúdos trabalhados. A investigação também identificou
desafios a serem superados, entretanto, as possibilidades de uso desses materiais
tecnológicos como recurso didático promoveram a visibilidade do Parque Ecológico,
desenvolveram o sentimento de preservação do local e diversificaram a metodologia para
facilitar o processo de ensino e aprendizagem, mostrando as potencialidades desta
intervenção pedagógica para a construção dos conhecimentos geográficos. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | O uso de modelos topográficos de impressão 3D integrado com prática de campo virtual no ensino de Geografia : desafios e possibilidades no ensino fundamental | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Geografia - estudo e ensino | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Intervenção pedagógica | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Prática de campo virtual | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Impressão 3D | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Topografia | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | The teaching of Geography needs reflection and critical analysis. The methodological
increment optimizes the construction of geographical thinking and enables teachers to
keep up with the pace of technological advancement and social transformations,
demanding to include fieldwork activities and diversification of didactic resources so that
Geography classes are pleasant and facilitate the students' learning process. The teaching
of Geography aims to direct the student to apprehend the world through the perception of
everyday space, the construction and the transformation of natural landscape, in the
relationship between society and nature. From the above, the work was developed by
means of a pedagogical intervention, with use of technological material, combining
topographic models of 3D printing and practical virtual field activities. The research starts
from the following question: how can the integration of topographic models of 3D
printing and practical virtual field activities enhance the process of teaching and learning
Geography in the final years of Elementary School of basic education? In search for
answers to this question, the research has the following general objective: to analyse the
impact of the use of 3D printing topographic models as a technological resource in the
teaching of the physical-natural component relief in practical virtual field activities. The
chosen methodology was qualitative approach, literature review and fieldwork. The
investigation also proposed to conduct the study by solving problem-situations in the
spatial area where the research was carried out, in this case, the Ecological and
Experiential Park of Ponte Alta, in the Administrative Region of Gama, Distrito Federal.
The students who took part in the work were from the 6th grade of Elementary School,
from two local public schools. The investigation concluded that with the use of 3D
topographic models integrated with virtual field activities in Geography classes, the
students assimilated more easily the contents worked. The investigation also identified
challenges to be overcome, although, the possibilities of using these technological
materials as a didactic resource promoted the visibility of the Ecological Park, developed
the feeling of preserving it, diversified the methodology to enhance the teaching and
learning process, showing the potential of pedagogical intervention to build geographical
knowledge. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Geografia (ICH GEA) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|