http://repositorio.unb.br/handle/10482/52909| Fichero | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|
| FabioDaSilva_TESE.pdf | 4,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Título : | O Patrimônio Cultural de Ceilândia, a partir do olhar dos sujeitos escolares da Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
| Autor : | Silva, Fábio da |
| Orientador(es):: | Leite, Cristina Maria Costa |
| Assunto:: | Memória Identidade Educação patrimonial Educação de jovens e adultos Ceilândia (DF) |
| Fecha de publicación : | 24-oct-2025 |
| Data de defesa:: | 27-jun-2025 |
| Citación : | SILVA, Fábio da. O Patrimônio Cultural de Ceilândia, a partir do olhar dos sujeitos escolares da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2025. 199 f., il. Tese (Doutorado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumen : | Esta pesquisa se propõe a investigar como os professores de Geografia, por meio de suas aulas, e alunos, por meio de oficinas de desenho e de fotografia, consideram o tema patrimônio cultural, no intuito de identificar e de mapear os bens culturais materiais e imateriais nos espaços públicos da cidade de Ceilândia no Distrito Federal. Nessa perspectiva, analisar o patrimônio cultural da cidade de Ceilândia, a partir da Educação de Jovens e Adultos (EJA) constitui-se o objetivo geral desta pesquisa. Parte-se da suposição de que um ensino de Geografia que considere a educação patrimonial tende a desconstruir a hegemonia identitária de Brasília e, por conseguinte, (re)construir o sentido de pertencimento a Ceilândia, por meio do patrimônio local. A abordagem da pesquisa é qualitativa, a partir dos seguintes procedimentos metodológicos: observação de aulas de Geografia; entrevista semiestruturada com professor de Geografia; oficina de desenho e de fotografia com estudantes da EJA, sobre Ceilândia; criação de grupo focal com os estudantes; sistematização das principais concepções de patrimônio dos alunos; elaboração, com os alunos, de mapa coletivo daquilo que constitui Ceilândia. Os conceitos basilares à análise referem-se à educação patrimonial na perspectiva de Horta, Gruenberg e Monteiro (1999); IPHAN (2014); Tolentino (2016); Callai (2010); Cavalcanti (1998); Leite (2012). Os resultados da pesquisa atestam que a educação patrimonial pode ser um importante instrumento para a compreensão da identidade cultural dos territórios, como foi demonstrado no estudo de caso realizado em Ceilândia. Além disso, a perspectiva de fundamentos para o conhecimento escolar libertador pode ser útil nos demais territórios do Distrito Federal, contribuindo para a formação crítica e participativa dos cidadãos. O desenvolvimento do presente estudo nos possibilitou a análise do conteúdo das disciplinas de Geografia e de Arte, na EJA, a partir do tema patrimônio cultural, na perspectiva da educação patrimonial. A pesquisa contribuiu para os sujeitos escolares terem a compreensão da identidade cultural da cidade de Ceilândia bem como sinalizou o uso da educação libertadora como possibilidade para os educadores trabalharem com a temática nos seus programas de ensino. A educação patrimonial é fundamental para a preservação do patrimônio cultural, para reverenciar a transformação do lugar a outros usos, inerentes à arte e à cultura populares presentes no Distrito Federal e para reconhecer a riqueza do seu patrimônio cultural. Conclui-se que a formação contínua dos professores regentes é essencial para valorizar o patrimônio cultural local, a fim de desenvolver habilidades para trabalhar com o tema em sala de aula e potencializar o conhecimento dos sujeitos escolares. |
| Abstract: | This research aims to investigate how Geography teachers, through their classes, and students, through drawing and photography workshops, consider the theme of Cultural Heritage, with the aim of identifying and mapping the tangible and intangible cultural assets in the public spaces of the city of Ceilândia in the Federal District. From this perspective, analyzing the cultural heritage of the city of Ceilândia, based on Youth and Adult Education (EJA), is the general objective of this research. It is assumed that teaching Geography that considers Heritage Education tends to deconstruct the identity hegemony of Brasília and, consequently, (re)construct the sense of belonging to Ceilândia, through local heritage. The research approach is qualitative, based on the following methodological procedures: observation of Geography classes; semistructured interview with a Geography teacher; drawing and photography workshop with EJA students, about Ceilândia; focus group with students; systematizing the students' main conceptions of Heritage; develop, with the students, a collective map of what constitutes Ceilândia. The basic concepts for the analysis refer to Heritage Education from the perspective of Horta, Gruenberg and Monteiro (1999); IPHAN (2014); Tolentino (2016); Callai (2010); Cavalcanti (1998); Leite (2012). The results of the research attest that heritage education can be an important tool for understanding the cultural identity of territories, as demonstrated in the case study conducted in Ceilândia. Furthermore, the perspective of foundations for libertarian school knowledge can be useful in other territories of the Federal District, contributing to the critical and participatory formation of citizens. The development of this study allowed us to analyze the content of the Geography and Art disciplines, in EJA, based on the theme of cultural heritage, from the perspective of heritage education. The research contributed to the school subjects' understanding of the cultural identity of the city of Ceilândia, as well as signaling the use of liberating education as a possibility for educators to work with the theme in their teaching programs. Heritage education is fundamental for the preservation of cultural heritage, to revere the transformation of the place to other uses, inherent to the popular art and culture present in the Federal District, and to recognize the richness of its cultural heritage. It is concluded that the continuous training of teachers is essential to value the local cultural heritage, in order to develop skills to work with the theme in the classroom and enhance the knowledge of school subjects. |
| metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de Geografia (ICH GEA) |
| Descripción : | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2025. |
| metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
| Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
| Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.