| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Leite, Cristina Maria Costa | pt_BR |
| dc.contributor.author | Silva, Fábio da | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-24T18:15:28Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-24T18:15:28Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-24 | - |
| dc.date.submitted | 2025-06-27 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Fábio da. O Patrimônio Cultural de Ceilândia, a partir do olhar dos sujeitos escolares da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2025. 199 f., il. Tese (Doutorado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52909 | - |
| dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Esta pesquisa se propõe a investigar como os professores de Geografia, por meio de
suas aulas, e alunos, por meio de oficinas de desenho e de fotografia, consideram o
tema patrimônio cultural, no intuito de identificar e de mapear os bens culturais
materiais e imateriais nos espaços públicos da cidade de Ceilândia no Distrito Federal.
Nessa perspectiva, analisar o patrimônio cultural da cidade de Ceilândia, a partir da
Educação de Jovens e Adultos (EJA) constitui-se o objetivo geral desta pesquisa.
Parte-se da suposição de que um ensino de Geografia que considere a educação
patrimonial tende a desconstruir a hegemonia identitária de Brasília e, por
conseguinte, (re)construir o sentido de pertencimento a Ceilândia, por meio do
patrimônio local. A abordagem da pesquisa é qualitativa, a partir dos seguintes
procedimentos metodológicos: observação de aulas de Geografia; entrevista
semiestruturada com professor de Geografia; oficina de desenho e de fotografia com
estudantes da EJA, sobre Ceilândia; criação de grupo focal com os estudantes;
sistematização das principais concepções de patrimônio dos alunos; elaboração, com
os alunos, de mapa coletivo daquilo que constitui Ceilândia. Os conceitos basilares à
análise referem-se à educação patrimonial na perspectiva de Horta, Gruenberg e
Monteiro (1999); IPHAN (2014); Tolentino (2016); Callai (2010); Cavalcanti (1998);
Leite (2012). Os resultados da pesquisa atestam que a educação patrimonial pode ser
um importante instrumento para a compreensão da identidade cultural dos territórios,
como foi demonstrado no estudo de caso realizado em Ceilândia. Além disso, a
perspectiva de fundamentos para o conhecimento escolar libertador pode ser útil nos
demais territórios do Distrito Federal, contribuindo para a formação crítica e
participativa dos cidadãos. O desenvolvimento do presente estudo nos possibilitou a
análise do conteúdo das disciplinas de Geografia e de Arte, na EJA, a partir do tema
patrimônio cultural, na perspectiva da educação patrimonial. A pesquisa contribuiu
para os sujeitos escolares terem a compreensão da identidade cultural da cidade de
Ceilândia bem como sinalizou o uso da educação libertadora como possibilidade para
os educadores trabalharem com a temática nos seus programas de ensino. A
educação patrimonial é fundamental para a preservação do patrimônio cultural, para
reverenciar a transformação do lugar a outros usos, inerentes à arte e à cultura
populares presentes no Distrito Federal e para reconhecer a riqueza do seu patrimônio
cultural. Conclui-se que a formação contínua dos professores regentes é essencial
para valorizar o patrimônio cultural local, a fim de desenvolver habilidades para
trabalhar com o tema em sala de aula e potencializar o conhecimento dos sujeitos
escolares. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | O Patrimônio Cultural de Ceilândia, a partir do olhar dos sujeitos escolares da Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Memória | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Identidade | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação patrimonial | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Ceilândia (DF) | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This research aims to investigate how Geography teachers, through their classes, and
students, through drawing and photography workshops, consider the theme of Cultural
Heritage, with the aim of identifying and mapping the tangible and intangible cultural
assets in the public spaces of the city of Ceilândia in the Federal District. From this
perspective, analyzing the cultural heritage of the city of Ceilândia, based on Youth
and Adult Education (EJA), is the general objective of this research. It is assumed that
teaching Geography that considers Heritage Education tends to deconstruct the
identity hegemony of Brasília and, consequently, (re)construct the sense of belonging
to Ceilândia, through local heritage. The research approach is qualitative, based on
the following methodological procedures: observation of Geography classes; semistructured interview with a Geography teacher; drawing and photography workshop
with EJA students, about Ceilândia; focus group with students; systematizing the
students' main conceptions of Heritage; develop, with the students, a collective map of
what constitutes Ceilândia. The basic concepts for the analysis refer to Heritage
Education from the perspective of Horta, Gruenberg and Monteiro (1999); IPHAN
(2014); Tolentino (2016); Callai (2010); Cavalcanti (1998); Leite (2012). The results of
the research attest that heritage education can be an important tool for understanding
the cultural identity of territories, as demonstrated in the case study conducted in
Ceilândia. Furthermore, the perspective of foundations for libertarian school
knowledge can be useful in other territories of the Federal District, contributing to the
critical and participatory formation of citizens. The development of this study allowed
us to analyze the content of the Geography and Art disciplines, in EJA, based on the
theme of cultural heritage, from the perspective of heritage education. The research
contributed to the school subjects' understanding of the cultural identity of the city of
Ceilândia, as well as signaling the use of liberating education as a possibility for
educators to work with the theme in their teaching programs. Heritage education is
fundamental for the preservation of cultural heritage, to revere the transformation of
the place to other uses, inherent to the popular art and culture present in the Federal
District, and to recognize the richness of its cultural heritage. It is concluded that the
continuous training of teachers is essential to value the local cultural heritage, in order
to develop skills to work with the theme in the classroom and enhance the knowledge
of school subjects. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Geografia (ICH GEA) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|