http://repositorio.unb.br/handle/10482/52175
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2024_AndreiaCardosoFerreira_DISSERT.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | O jogo Dobble e a introdução da geometria finita no ensino médio : como estudantes lidam com o termo primitivo “reta” |
Auteur(s): | Ferreira, Andréia Cardoso |
Orientador(es):: | Grebot, Guy |
Assunto:: | Geometria - estudo e ensino Matemática (Ensino médio) Jogos educativos - matemática |
Date de publication: | 7-mai-2025 |
Data de defesa:: | 28-jui-2024 |
Référence bibliographique: | FERREIRA, Andréia Cardoso. O jogo Dobble e a introdução da geometria finita no ensino médio: como estudantes lidam com o termo primitivo “reta”. 2024. 83 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Résumé: | O objetivo desta dissertação é apresentar os resultados de uma investigação sobre a apreensão e compreensão, por parte de estudantes do ensino médio, das várias interpretações do termo primitivo “reta” em um contexto de geometria finita. Para isso, foi criado um conjunto de tarefas matemáticas centradas no jogo Dobble, que é um modelo de geometria projetiva finita de ordem 7. Nessas tarefas, o aluno é levado a explorar a estrutura do jogo Dobble e, com base nessa exploração, realizar a construção de seu próprio miniDobble. Propõe-se então a análise de várias interpretações do termo primitivo reta por meio da conversão de registros e mudança de quadros. Ao longo do desenvolvimento das tarefas, o aluno é levado a usar várias representações do seu modelo de mini-Dobble, a fazer reflexões e redigir suas ideias, o que permite analisar como ele lida com o termo primitivo “reta”. As tarefas foram aplicadas em várias turmas de ensino médio do Distrito Federal e entorno. Com base nos resultados e análises, foram acrescentadas sugestões ao professor que desejar aplicar as tarefas. |
Abstract: | The objective of this dissertation is to present the results of a research about how students apprehend and understand the several interpretations of the primitive term "staight line" in the context of finite geometry. To this end, we criated a matemathical task centered on the game Dobble which is a model for the finite projective geometry of order 7. In this task, the student is guided to explore the structure of the game and to create his own mini-Dobble. The analysis of several interpretations of the primitive term "straight line", through conversion of registers and change of context, is proposed to the student. During the development of the task, the student is asked to use several representations of his mini-Dobble, to reflect and to write down his ideas, which allow for the analysis of how he copes with the primitive term "straight line". The task was applied in several classes of high school students in the Federal District and its surrounding region. Based on the results of these applications and their analysis, suggestions of how to use and mediate the task in classroom were also appended. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Exatas (IE) Departamento de Matemática (IE MAT) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2024. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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