Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52175
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_AndreiaCardosoFerreira_DISSERT.pdf1,2 MBAdobe PDFView/Open
Title: O jogo Dobble e a introdução da geometria finita no ensino médio : como estudantes lidam com o termo primitivo “reta”
Authors: Ferreira, Andréia Cardoso
Orientador(es):: Grebot, Guy
Assunto:: Geometria - estudo e ensino
Matemática (Ensino médio)
Jogos educativos - matemática
Issue Date: 7-May-2025
Citation: FERREIRA, Andréia Cardoso. O jogo Dobble e a introdução da geometria finita no ensino médio: como estudantes lidam com o termo primitivo “reta”. 2024. 83 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Abstract: O objetivo desta dissertação é apresentar os resultados de uma investigação sobre a apreensão e compreensão, por parte de estudantes do ensino médio, das várias interpretações do termo primitivo “reta” em um contexto de geometria finita. Para isso, foi criado um conjunto de tarefas matemáticas centradas no jogo Dobble, que é um modelo de geometria projetiva finita de ordem 7. Nessas tarefas, o aluno é levado a explorar a estrutura do jogo Dobble e, com base nessa exploração, realizar a construção de seu próprio miniDobble. Propõe-se então a análise de várias interpretações do termo primitivo reta por meio da conversão de registros e mudança de quadros. Ao longo do desenvolvimento das tarefas, o aluno é levado a usar várias representações do seu modelo de mini-Dobble, a fazer reflexões e redigir suas ideias, o que permite analisar como ele lida com o termo primitivo “reta”. As tarefas foram aplicadas em várias turmas de ensino médio do Distrito Federal e entorno. Com base nos resultados e análises, foram acrescentadas sugestões ao professor que desejar aplicar as tarefas.
Abstract: The objective of this dissertation is to present the results of a research about how students apprehend and understand the several interpretations of the primitive term "staight line" in the context of finite geometry. To this end, we criated a matemathical task centered on the game Dobble which is a model for the finite projective geometry of order 7. In this task, the student is guided to explore the structure of the game and to create his own mini-Dobble. The analysis of several interpretations of the primitive term "straight line", through conversion of registers and change of context, is proposed to the student. During the development of the task, the student is asked to use several representations of his mini-Dobble, to reflect and to write down his ideas, which allow for the analysis of how he copes with the primitive term "straight line". The task was applied in several classes of high school students in the Federal District and its surrounding region. Based on the results of these applications and their analysis, suggestions of how to use and mediate the task in classroom were also appended.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/52175/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.