Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Grebot, Guy | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Andréia Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-07T12:28:51Z | - |
dc.date.available | 2025-05-07T12:28:51Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
dc.date.submitted | 2024-06-28 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Andréia Cardoso. O jogo Dobble e a introdução da geometria finita no ensino médio: como estudantes lidam com o termo primitivo “reta”. 2024. 83 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52175 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desta dissertação é apresentar os resultados de uma investigação sobre a
apreensão e compreensão, por parte de estudantes do ensino médio, das várias interpretações do termo primitivo “reta” em um contexto de geometria finita. Para isso, foi criado
um conjunto de tarefas matemáticas centradas no jogo Dobble, que é um modelo de geometria projetiva finita de ordem 7. Nessas tarefas, o aluno é levado a explorar a estrutura
do jogo Dobble e, com base nessa exploração, realizar a construção de seu próprio miniDobble. Propõe-se então a análise de várias interpretações do termo primitivo reta por
meio da conversão de registros e mudança de quadros. Ao longo do desenvolvimento das
tarefas, o aluno é levado a usar várias representações do seu modelo de mini-Dobble, a
fazer reflexões e redigir suas ideias, o que permite analisar como ele lida com o termo
primitivo “reta”. As tarefas foram aplicadas em várias turmas de ensino médio do Distrito
Federal e entorno. Com base nos resultados e análises, foram acrescentadas sugestões ao
professor que desejar aplicar as tarefas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O jogo Dobble e a introdução da geometria finita no ensino médio : como estudantes lidam com o termo primitivo “reta” | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geometria - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos educativos - matemática | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The objective of this dissertation is to present the results of a research about how students apprehend and understand the several interpretations of the primitive term "staight
line" in the context of finite geometry. To this end, we criated a matemathical task centered on the game Dobble which is a model for the finite projective geometry of order 7.
In this task, the student is guided to explore the structure of the game and to create his
own mini-Dobble. The analysis of several interpretations of the primitive term "straight
line", through conversion of registers and change of context, is proposed to the student.
During the development of the task, the student is asked to use several representations of
his mini-Dobble, to reflect and to write down his ideas, which allow for the analysis of how
he copes with the primitive term "straight line". The task was applied in several classes
of high school students in the Federal District and its surrounding region. Based on the
results of these applications and their analysis, suggestions of how to use and mediate the
task in classroom were also appended. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Matemática (IE MAT) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|