Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/5324
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2009_BiancaCarrijoCordova.pdf468,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Concepções de intérpretes de língua de sinais acerca de sua atuação em contextos educacionais
Autor : Carrijo Cordova, Bianca
Orientador(es):: Tacca, Maria Carmen Villela Rosa
Assunto:: Língua de sinais
Língua de sinais - estudo e ensino
Surdos - comunicação não-verbal
Fecha de publicación : 2009
Citación : CARRIJO CORDOVA, Bianca. Concepções de intérpretes de língua de sinais acerca de sua atuação em contextos educacionais. 2009. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumen : Esta pesquisa visa conhecer como a ação pedagógica é compreendida pelos intérpretes educacionais de Língua de Sinais em sua atuação profissional. Para tanto, 5 (cinco) profissionais intérpretes foram entrevistados e observados no exercício de sua atuação, nos diferentes níveis de ensino, a fim de que pudéssemos identificar elementos que nos permitissem compreender se esses intérpretes atuavam em uma perspectiva pedagógica. Por meio de análises qualitativas, pudemos constatar que as grandes preocupações na atuação desses intérpretes giravam em torno de questões pedagógicas como, por exemplo, a aprendizagem dos sujeitos surdos com os quais trabalhavam e a inclusão deles no espaço escolar. Além disso, eles, em sua atuação, buscavam alternativas, como oferecer exemplos para que os alunos compreendessem a proposta do professor regente, de forma a dar suporte ao pensar dos alunos surdos, demonstrando-nos, assim, que tanto atuavam quanto concebiam sua atuação na perspectiva da ação pedagógica. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research seeks to know how a pedagogic action is understood by educational interpreters of sign languages in your professional performance. For both, 5 (five) interpreter professionals was interviewed and observed executing their tasks, in different levels of education, in order that we could identify some elements that could allow us understand if this interpreters did works in a pedagogic perspective. By analyses, we could observe that the huge preoccupations in the performance of these interpreters turn around of pedagogic questions, for examples, the learning of deaf people which their worked and the inclusion of this people in the school space. Also, the interpreters in his/her action, they searched by alternatives to offer samples to the students could understand the proposal of the conductor professor, to give support to deaf students, showing us, them, they both acted as well as designed their action in the perspective pedagogic of action.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/5324/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.