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2009_BiancaCarrijoCordova.pdf468,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorTacca, Maria Carmen Villela Rosa-
dc.contributor.authorCarrijo Cordova, Bianca-
dc.date.accessioned2010-07-24T01:59:21Z-
dc.date.available2010-07-24T01:59:21Z-
dc.date.issued2009-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.citationCARRIJO CORDOVA, Bianca. Concepções de intérpretes de língua de sinais acerca de sua atuação em contextos educacionais. 2009. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/5324-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.en
dc.description.abstractEsta pesquisa visa conhecer como a ação pedagógica é compreendida pelos intérpretes educacionais de Língua de Sinais em sua atuação profissional. Para tanto, 5 (cinco) profissionais intérpretes foram entrevistados e observados no exercício de sua atuação, nos diferentes níveis de ensino, a fim de que pudéssemos identificar elementos que nos permitissem compreender se esses intérpretes atuavam em uma perspectiva pedagógica. Por meio de análises qualitativas, pudemos constatar que as grandes preocupações na atuação desses intérpretes giravam em torno de questões pedagógicas como, por exemplo, a aprendizagem dos sujeitos surdos com os quais trabalhavam e a inclusão deles no espaço escolar. Além disso, eles, em sua atuação, buscavam alternativas, como oferecer exemplos para que os alunos compreendessem a proposta do professor regente, de forma a dar suporte ao pensar dos alunos surdos, demonstrando-nos, assim, que tanto atuavam quanto concebiam sua atuação na perspectiva da ação pedagógica. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis research seeks to know how a pedagogic action is understood by educational interpreters of sign languages in your professional performance. For both, 5 (five) interpreter professionals was interviewed and observed executing their tasks, in different levels of education, in order that we could identify some elements that could allow us understand if this interpreters did works in a pedagogic perspective. By analyses, we could observe that the huge preoccupations in the performance of these interpreters turn around of pedagogic questions, for examples, the learning of deaf people which their worked and the inclusion of this people in the school space. Also, the interpreters in his/her action, they searched by alternatives to offer samples to the students could understand the proposal of the conductor professor, to give support to deaf students, showing us, them, they both acted as well as designed their action in the perspective pedagogic of action.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleConcepções de intérpretes de língua de sinais acerca de sua atuação em contextos educacionaisen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordLíngua de sinaisen
dc.subject.keywordLíngua de sinais - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordSurdos - comunicação não-verbalen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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