Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/51104
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
SamuelCesarMachado_DISSERT.pdf707,77 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Eugenia e higienismo na educação em Ciências
Auteur(s): Machado, Samuel Cesar
Orientador(es):: Souza, Rodrigo Diego de
Assunto:: Eugenia
Higienismo
Ciências - estudo e ensino
Date de publication: 5-déc-2024
Référence bibliographique: MACHADO, Samuel Cesar. Eugenia e higienismo na educação em Ciências. 2024. 88 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Résumé: Este trabalho tem como foco o estudo dos entrelaçamentos dos ideários eugenistas e higienista com a educação brasileira. Destaco neste texto que da minha prática docente emergiram questões sobre como algumas práticas surgiram e ainda persistem no cotidiano escolar. Percebendo as ligações entre esses ideários e a formação da educação, em especial a escola pública brasileira, procurei pesquisar, analisar e entender mais sobre o tema, e assim cheguei a seguinte questão: os ideários eugenistas e higienistas ainda se fazem presentes nas dinâmicas educacionais atuais? Essa questão me levou a outros dois questionamentos que estruturam essa pesquisa: 1 - A estrutura social brasileira alicerçou e alicerça a entrada de teorias científicas como essas nos diversos campos do conhecimento? 2 – Como Permanece as práticas eugenistas e higienistas na educação brasileira? A fim de investigar essas questões, realizamos uma pesquisa bibliográfica de autoras e autores que tratam do tema, como: Antunes (2012), Bonfim (2017), Faggion e Boarini (2018), Gebrim (2002), Goés (2015), Mansanera e Silva (2000), Stepan (2005) e Souza (2016). Buscando responder os questionamentos que surgiram, optou-se pelo referencial teórico-filosófico e metodológico da literatura marxista, utilizando o percurso metodológico do Materialismo Histórico Dialético, nos apoiamos em categorias como Estado, Ideologia, luta de classes e contradição, para analisar e discutir as relações existentes entre esses ideários e a educação brasileira. Explicitamos as intrínsecas relações entre a difusão dos ideários eugenistas e higienistas e o espalhamento das ideias liberais no Brasil, procuramos destacar que esses ideários tem origem na materialidade do tecido social brasileiro do início do século XX e que o Estado brasileiro atuou em favor da eugenia e do higienismo, buscando mitigar as contradições existentes à época. Também mostramos como a abordagem educacional fundamentada na eugenia e higiene mental deu embasamento para a parte das estruturas do sistema escolar, seleção de conteúdos, organização das instituições de ensino e formação de professores o que contribuiu e ainda contribui para a marginalização de grupos sociais específicos como a população negra, deficientes e pobres no Brasil. Afim de compreender as dimensões das relações existentes entre a Educação/Ensino de Ciências e os ideários eugenistas e higienistas na produção acadêmica brasileira e de como o percurso metodológico do Materialismo Histórico Dialético é utilizado nessas produções, consultamos o banco da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, e realizamos uma revisão de literatura ancorada em três refinamentos que constataram uma lacuna na utilização do referencial teórico metodológico marxista para uma análise dessa temática.
Abstract: This work focuses on the study of the intertwining of eugenic and hygienic ideologies with Brazilian education. I highlight in this text that from my teaching practice, questions emerged about how some practices arose and still persist in everyday school life. Noticing the connections between these ideologies and the formation of education, especially Brazilian public schools, I sought to research, analyze, and understand more about the topic, which led me to the following question: do eugenic and hygienic ideologies still influence current educational dynamics? This question led me to two other inquiries that structure this research: 1 - Did the Brazilian social structure support and continue to support the entry of scientific theories like these into various fields of knowledge? 2 - How do eugenic and hygienic practices remain in Brazilian education? To investigate these questions, we conducted a bibliographic research of authors who address the topic, such as Antunes (2012), Bonfim (2017), Faggion and Boarini (2018), Gebrim (2002), Goés (2015), Mansanera and Silva (2000), Stepan (2005), and Souza (2016). Seeking to answer the emerging questions, we opted for the theoreticalphilosophical and methodological framework of Marxist literature, using the methodological approach of Historical Dialectical Materialism. We relied on categories such as State, Ideology, class struggle, and contradiction to analyze and discuss the relationships between these ideologies and Brazilian education. We elucidated the intrinsic relationships between the diffusion of eugenic and hygienic ideologies and the spread of liberal ideas in Brazil, emphasizing that these ideologies originated in the materiality of the Brazilian social fabric in the early 20th century and that the Brazilian state acted in favor of eugenics and hygiene, seeking to mitigate existing contradictions at the time. We also showed how the educational approach based on eugenics and mental hygiene provided the basis for parts of the school system structures, content selection, organization of educational institutions, and teacher training, contributing to the marginalization of specific social groups such as the Black population, disabled individuals, and the poor in Brazil. In order to understand the dimensions of the relationships between Education/Science Teaching and eugenic and hygienic ideologies in Brazilian academic production, and how the methodological approach of Historical Dialectical Materialism is used in these productions, we consulted the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations and conducted a literature review anchored in three refinements that identified a gap in the use of the Marxist theoretical-methodological framework for analyzing this theme.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Instituto de Física (IF)
Instituto de Química (IQ)
Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/51104/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.