Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Souza, Rodrigo Diego de | pt_BR |
dc.contributor.author | Machado, Samuel Cesar | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-05T21:06:41Z | - |
dc.date.available | 2024-12-05T21:06:41Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-05 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Samuel Cesar. Eugenia e higienismo na educação em Ciências. 2024. 88 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51104 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como foco o estudo dos entrelaçamentos dos ideários eugenistas e
higienista com a educação brasileira. Destaco neste texto que da minha prática docente
emergiram questões sobre como algumas práticas surgiram e ainda persistem no cotidiano
escolar. Percebendo as ligações entre esses ideários e a formação da educação, em especial
a escola pública brasileira, procurei pesquisar, analisar e entender mais sobre o tema, e assim
cheguei a seguinte questão: os ideários eugenistas e higienistas ainda se fazem presentes
nas dinâmicas educacionais atuais? Essa questão me levou a outros dois questionamentos
que estruturam essa pesquisa: 1 - A estrutura social brasileira alicerçou e alicerça a entrada
de teorias científicas como essas nos diversos campos do conhecimento? 2 – Como
Permanece as práticas eugenistas e higienistas na educação brasileira? A fim de investigar
essas questões, realizamos uma pesquisa bibliográfica de autoras e autores que tratam do
tema, como: Antunes (2012), Bonfim (2017), Faggion e Boarini (2018), Gebrim (2002), Goés
(2015), Mansanera e Silva (2000), Stepan (2005) e Souza (2016). Buscando responder os
questionamentos que surgiram, optou-se pelo referencial teórico-filosófico e metodológico da
literatura marxista, utilizando o percurso metodológico do Materialismo Histórico Dialético, nos
apoiamos em categorias como Estado, Ideologia, luta de classes e contradição, para analisar
e discutir as relações existentes entre esses ideários e a educação brasileira. Explicitamos as
intrínsecas relações entre a difusão dos ideários eugenistas e higienistas e o espalhamento
das ideias liberais no Brasil, procuramos destacar que esses ideários tem origem na
materialidade do tecido social brasileiro do início do século XX e que o Estado brasileiro atuou
em favor da eugenia e do higienismo, buscando mitigar as contradições existentes à época.
Também mostramos como a abordagem educacional fundamentada na eugenia e higiene
mental deu embasamento para a parte das estruturas do sistema escolar, seleção de
conteúdos, organização das instituições de ensino e formação de professores o que contribuiu
e ainda contribui para a marginalização de grupos sociais específicos como a população
negra, deficientes e pobres no Brasil. Afim de compreender as dimensões das relações
existentes entre a Educação/Ensino de Ciências e os ideários eugenistas e higienistas na
produção acadêmica brasileira e de como o percurso metodológico do Materialismo Histórico
Dialético é utilizado nessas produções, consultamos o banco da Biblioteca Digital Brasileira
de Teses e Dissertações, e realizamos uma revisão de literatura ancorada em três
refinamentos que constataram uma lacuna na utilização do referencial teórico metodológico
marxista para uma análise dessa temática. | pt_BR |
dc.language.iso | Portugûes | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Eugenia e higienismo na educação em Ciências | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Eugenia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Higienismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências - estudo e ensino | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work focuses on the study of the intertwining of eugenic and hygienic ideologies with
Brazilian education. I highlight in this text that from my teaching practice, questions emerged
about how some practices arose and still persist in everyday school life. Noticing the
connections between these ideologies and the formation of education, especially Brazilian
public schools, I sought to research, analyze, and understand more about the topic, which led
me to the following question: do eugenic and hygienic ideologies still influence current
educational dynamics? This question led me to two other inquiries that structure this research:
1 - Did the Brazilian social structure support and continue to support the entry of scientific
theories like these into various fields of knowledge? 2 - How do eugenic and hygienic practices
remain in Brazilian education? To investigate these questions, we conducted a bibliographic
research of authors who address the topic, such as Antunes (2012), Bonfim (2017), Faggion
and Boarini (2018), Gebrim (2002), Goés (2015), Mansanera and Silva (2000), Stepan (2005),
and Souza (2016). Seeking to answer the emerging questions, we opted for the theoreticalphilosophical and methodological framework of Marxist literature, using the methodological
approach of Historical Dialectical Materialism. We relied on categories such as State, Ideology,
class struggle, and contradiction to analyze and discuss the relationships between these
ideologies and Brazilian education. We elucidated the intrinsic relationships between the
diffusion of eugenic and hygienic ideologies and the spread of liberal ideas in Brazil,
emphasizing that these ideologies originated in the materiality of the Brazilian social fabric in
the early 20th century and that the Brazilian state acted in favor of eugenics and hygiene,
seeking to mitigate existing contradictions at the time. We also showed how the educational
approach based on eugenics and mental hygiene provided the basis for parts of the school
system structures, content selection, organization of educational institutions, and teacher
training, contributing to the marginalization of specific social groups such as the Black
population, disabled individuals, and the poor in Brazil. In order to understand the dimensions
of the relationships between Education/Science Teaching and eugenic and hygienic ideologies
in Brazilian academic production, and how the methodological approach of Historical
Dialectical Materialism is used in these productions, we consulted the Brazilian Digital Library
of Theses and Dissertations and conducted a literature review anchored in three refinements
that identified a gap in the use of the Marxist theoretical-methodological framework for
analyzing this theme. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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