http://repositorio.unb.br/handle/10482/51097
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JoseLuizDeCarvalhoFilho_DISSERT.pdf | 610,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Clubes de Ciências : potencialidades para a Educação CTS |
Autor : | Carvalho Filho, José Luiz de |
Orientador(es):: | Strieder, Roseline Beatriz |
Assunto:: | Clube de Ciências Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) |
Fecha de publicación : | 5-dic-2024 |
Data de defesa:: | 28-mar-2024 |
Citación : | CARVALHO FILHO, José Luiz de. Clubes de Ciências: potencialidades para a Educação CTS. 2024. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumen : | Diante de uma sociedade dependente da Ciência e da Tecnologia, a formação de pessoas que possam ler a sua realidade e interpretá-la crítica e reflexivamente, compreendendo os reflexos da Ciência e da Tecnologia na Sociedade, se faz necessário. A Educação CTS, e mais especificamente a problematização da neutralidade científica e tecnológica e seus respectivos mitos, acompanhadas de seus objetivos de busca por uma mudança de visão da natureza da Ciência, do desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão na sociedade científica e tecnológica e a democratização de conhecimentos científicos e tecnológicos de forma problematizada e dialógica, em diferentes níveis educacionais e em diferentes áreas, são possíveis caminhos para essa formação. Para tanto, espaços educacionais para o desenvolvimento da Educação CTS são necessários, e, para além de espaços tradicionais de educação, no propomos a olhar para o ambiente educacional do Clube de Ciências, visto como não formal. Assim, buscamos analisar o potencial do ambiente educacional Clube de Ciências para o desenvolvimento de uma educação que contemple as relações CTS de forma dialógica e problematizada, para a superação da neutralidade científica e seus mitos. A pergunta que norteia a nossa busca é: Qual o potencial do ambiente educacional Clube de Ciências para se abordar as relações CTS e para problematização da neutralidade científica e tecnológica e seus mitos? Para respondermos à pergunta, realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico na modalidade de revisão sistemática, em que voltamos nosso olhar para artigos, publicados em todas as atas do Enpec, teses e dissertações sobre Clubes de Ciências. A análise dos trabalhos se deu por meio das etapas da Análise Textual Discursiva. Com as análises, pudemos estabelecer categorias que contemplam os objetivos dos Clubes de Ciências. A partir das categorias de objetivos, produzimos interfaces entre o Clube de Ciências e a Educação CTS por meio de parâmetros CTS e propósitos educacionais. A partir dessas análises percebemos que os Clubes de Ciências apresentam aspectos que os aproximam do desenvolvimento de percepções e questionamentos, de forma que os níveis de racionalidade científica e participação social se configuram na percepção da presença da Ciência na sociedade, de um método e um processo para construção do conhecimento científico, dos benefícios e malefícios de seus produtos e da percepção de que há fatores humanos e sociais na Ciência. |
Abstract: | Given a society dependent on Science and Technology, the formation of individuals who can read their reality and interpret it critically and reflectively, understanding the impacts of Science and Technology on Society, is necessary. STS Education, and more specifically the problematization of scientific and technological neutrality and its respective myths, accompanied by its objectives of seeking a change in the view of the nature of science, the development of decision-making capacity in the scientific and technological society, and the democratization of scientific and technological knowledge in a problematized and dialogical manner, at different educational levels and in different areas, are possible paths for this formation. Therefore, educational spaces for the development of STS Education are necessary, and beyond traditional education spaces, we seek to look at the educational environment of the Science Club, seen as non-formal. Thus, we seek to analyze the potential of the Science Club educational environment for the development of an education that contemplates STS relations in a dialogical and problematized manner to overcome scientific neutrality and its myths. The question that guides our search is: What is the potential of the Science Club educational environment for addressing STS relations and problematizing scientific and technological neutrality and its myths? To answer the question, we conducted a qualitative bibliographic research in the form of a systematic review focusing on articles published in all Enpec proceedings, theses, and dissertations on Science Clubs. The analysis of the works was carried out through the stages of Discursive Textual Analysis. Through the analyses, we were able to establish categories that encompass the objectives of Science Clubs. From the categories of objectives, we produced interfaces between the Science Club and STS Education through STS parameters and educational purposes. From these analyses, we realized that Science Clubs present aspects that approximate them to the development of perceptions and questioning, in a way that levels of scientific rationality and social participation are configured in the perception of the presence of science in society, a method and a process for constructing scientific knowledge, the benefits and harms of its products, and the perception that there are human and social factors in science. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Biológicas (IB) Faculdade UnB Planaltina (FUP) Instituto de Física (IF) Instituto de Química (IQ) Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2024. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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