Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Strieder, Roseline Beatriz | pt_BR |
dc.contributor.author | Carvalho Filho, José Luiz de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-05T21:06:33Z | - |
dc.date.available | 2024-12-05T21:06:33Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-28 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO FILHO, José Luiz de. Clubes de Ciências: potencialidades para a Educação CTS. 2024. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51097 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante de uma sociedade dependente da Ciência e da Tecnologia, a formação de
pessoas que possam ler a sua realidade e interpretá-la crítica e reflexivamente,
compreendendo os reflexos da Ciência e da Tecnologia na Sociedade, se faz
necessário. A Educação CTS, e mais especificamente a problematização da
neutralidade científica e tecnológica e seus respectivos mitos, acompanhadas de
seus objetivos de busca por uma mudança de visão da natureza da Ciência, do
desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão na sociedade científica e
tecnológica e a democratização de conhecimentos científicos e tecnológicos de
forma problematizada e dialógica, em diferentes níveis educacionais e em diferentes
áreas, são possíveis caminhos para essa formação. Para tanto, espaços
educacionais para o desenvolvimento da Educação CTS são necessários, e, para
além de espaços tradicionais de educação, no propomos a olhar para o ambiente
educacional do Clube de Ciências, visto como não formal. Assim, buscamos analisar
o potencial do ambiente educacional Clube de Ciências para o desenvolvimento de
uma educação que contemple as relações CTS de forma dialógica e problematizada,
para a superação da neutralidade científica e seus mitos. A pergunta que norteia a
nossa busca é: Qual o potencial do ambiente educacional Clube de Ciências para se
abordar as relações CTS e para problematização da neutralidade científica e
tecnológica e seus mitos? Para respondermos à pergunta, realizamos uma pesquisa
qualitativa de cunho bibliográfico na modalidade de revisão sistemática, em que
voltamos nosso olhar para artigos, publicados em todas as atas do Enpec, teses e
dissertações sobre Clubes de Ciências. A análise dos trabalhos se deu por meio das
etapas da Análise Textual Discursiva. Com as análises, pudemos estabelecer
categorias que contemplam os objetivos dos Clubes de Ciências. A partir das
categorias de objetivos, produzimos interfaces entre o Clube de Ciências e a
Educação CTS por meio de parâmetros CTS e propósitos educacionais. A partir
dessas análises percebemos que os Clubes de Ciências apresentam aspectos que
os aproximam do desenvolvimento de percepções e questionamentos, de forma que
os níveis de racionalidade científica e participação social se configuram na
percepção da presença da Ciência na sociedade, de um método e um processo para
construção do conhecimento científico, dos benefícios e malefícios de seus produtos
e da percepção de que há fatores humanos e sociais na Ciência. | pt_BR |
dc.language.iso | Portugûes | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Clubes de Ciências : potencialidades para a Educação CTS | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Clube de Ciências | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Given a society dependent on Science and Technology, the formation of individuals
who can read their reality and interpret it critically and reflectively, understanding the
impacts of Science and Technology on Society, is necessary. STS Education, and
more specifically the problematization of scientific and technological neutrality and its
respective myths, accompanied by its objectives of seeking a change in the view of
the nature of science, the development of decision-making capacity in the scientific
and technological society, and the democratization of scientific and technological
knowledge in a problematized and dialogical manner, at different educational levels
and in different areas, are possible paths for this formation. Therefore, educational
spaces for the development of STS Education are necessary, and beyond traditional
education spaces, we seek to look at the educational environment of the Science
Club, seen as non-formal. Thus, we seek to analyze the potential of the Science Club
educational environment for the development of an education that contemplates STS
relations in a dialogical and problematized manner to overcome scientific neutrality
and its myths. The question that guides our search is: What is the potential of the
Science Club educational environment for addressing STS relations and
problematizing scientific and technological neutrality and its myths? To answer the
question, we conducted a qualitative bibliographic research in the form of a
systematic review focusing on articles published in all Enpec proceedings, theses,
and dissertations on Science Clubs. The analysis of the works was carried out
through the stages of Discursive Textual Analysis. Through the analyses, we were
able to establish categories that encompass the objectives of Science Clubs. From
the categories of objectives, we produced interfaces between the Science Club and
STS Education through STS parameters and educational purposes. From these
analyses, we realized that Science Clubs present aspects that approximate them to
the development of perceptions and questioning, in a way that levels of scientific
rationality and social participation are configured in the perception of the presence of
science in society, a method and a process for constructing scientific knowledge, the
benefits and harms of its products, and the perception that there are human and
social factors in science. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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