http://repositorio.unb.br/handle/10482/50842
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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LislyRosaPereira_DISSERT.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Construção do modelo lógico do programa de gestão e desempenho na modalidade de teletrabalho : uma proposta de avaliação no âmbito do FNDE |
Autor : | Pereira, Lisly Rosa |
Orientador(es):: | Britto, Maria Júlia Pantoja de |
Assunto:: | Pessoal - avaliação Avaliação de desempenho Programa de gestão e desempenho Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Brasil) |
Fecha de publicación : | 11-nov-2024 |
Data de defesa:: | 15-abr-2024 |
Citación : | PEREIRA, Lisly Rosa. Construção do modelo lógico do programa de gestão e desempenho na modalidade de teletrabalho: uma proposta de avaliação no âmbito do FNDE. 2024. 128 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumen : | A avaliação do desempenho dos servidores públicos na modalidade de teletrabalho, por meio do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), representa um desafio significativo. Esta dissertação se mostra essencial ao examinar a literatura sobre o tema, oferecendo um arcabouço teórico que pode orientar decisões na área de gestão de pessoas. A implementação do teletrabalho no setor público, especialmente em resposta à crise sanitária global, provocou uma transformação nas práticas governamentais sem um planejamento adequado. No contexto específico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a adoção do PGD na modalidade de teletrabalho assume uma importância estratégica ao promover uma cultura que valoriza o desempenho e a inovação, além de buscar a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida de seus servidores públicos. Isso, por sua vez, possibilitará o aprimoramento dos serviços voltados para o desenvolvimento educacional do país. Para além do FNDE, os dados revelaram uma ampla adesão ao teletrabalho na administração pública brasileira, com resultados excelentes nas avaliações de desempenho dos servidores. No entanto, persistem desafios, como a falta de estudos aprofundados sobre o teletrabalho no serviço público brasileiro e a necessidade de instrumentos de avaliação mais adequados. Entre as ferramentas que propiciam a identificação e análise dos macroprocessos do PGD, destaca-se o Modelo Lógico (ML), empregado nesta pesquisa. O ML emerge como uma ferramenta relevante para identificar e analisar os macroprocessos do PGD no FNDE na modalidade teletrabalho, proporcionando uma compreensão abrangente do programa e facilitando a elaboração de avaliações. A construção e validação do ML do PGD aplicado ao FNDE na modalidade teletrabalho oferece uma estrutura sólida para abordar o problema identificado e orientar tanto a implementação quanto a avaliação do programa, contribuindo para o alcance de seus objetivos e a melhoria contínua das práticas de gestão no âmbito do FNDE. Recomenda-se que pesquisas futuras adotem modelos de investigação de natureza aplicada, utilizando estudos de caso, entrevistas e/ou questionários em organizações que implementam a avaliação de desempenho de servidores públicos na modalidade de teletrabalho. Ainda, enfoquem nas inter relações entre desempenho, qualidade de vida e produtividade no teletrabalho. |
Abstract: | The evaluation of public servants' performance in the teleworking mode, through the Performance Management Program (PMP), represents a significant challenge. This dissertation is essential of examining the literature on the subject, offering a theoretical framework that can guide decisions in the field of human resource management. The implementation of teleworking in the public sector, especially in response to the global health crisis, has brought about a transformation in governmental practices without adequate planning. In the specific context of the National Fund for Education Development (FNDE), a federal agency linked to the Ministry of Education (MEC), the adoption of the PMP in the teleworking mode assumes strategic importance in promoting a culture that values performance and innovation, as well as seeking to improve the well-being and quality of life of its public servants. This, in turn, will enable the improvement of services aimed at the educational development of the country. Beyond the FNDE, data revealed widespread adherence to teleworking in the Brazilian public administration, with excellent results in performance evaluations of employees. However, challenges persist, such as the lack of in-depth studies on teleworking in the Brazilian public service and the need for more suitable assessment tools. Among the tools that facilitate the identification and analysis of the macro processes of the PMP, the Logic Model (LM) stands out, employed in this research. The LF emerges as a relevant tool for identifying and analyzing the macro processes of the PMP in the teleworking mode at FNDE, providing a comprehensive understanding of the program and facilitating the development of assessments. The construction and validation of the LM of the PMP applied to FNDE in the teleworking mode offer a solid structure to address the identified problem and guide both the implementation and evaluation of the program, contributing to the achievement of its objectives and the continuous improvement of management practices within FNDE. It recommended that future research adopt applied research models, using case studies, interviews, and/or questionnaires in organizations that implement the performance evaluation of public servants in the teleworking mode. Additionally, focus on the interplay between performance, quality of life and productivity in teleworking. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade UnB Planaltina (FUP) |
Descripción : | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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