http://repositorio.unb.br/handle/10482/50822
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Título : | Teatro musical e conscientização no palco da Escola Parque : inspirações, interações e criações na educação musical |
Autor : | Felipe, Lorena Aires |
Orientador(es):: | Narita, Flávia Motoyama |
Assunto:: | Teatro musical Educação emancipadora Interdisciplinaridade Educação musical Escolas Parque - Brasília (DF) |
Fecha de publicación : | 11-nov-2024 |
Data de defesa:: | 21-feb-2024 |
Citación : | FELIPE, Lorena Aires. Teatro musical e conscientização no palco da Escola Parque: inspirações, interações e criações na educação musical. 2024. 146 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumen : | O presente trabalho consiste em um estudo que teve o objetivo de discutir como as estratégias dialógicas de inspiração, interação e criação musical poderiam contribuir para o desenvolvimento do processo de conscientização na produção de um espetáculo de teatro musical escolar realizado em uma escola de natureza especial denominada Escola Parque. A Escola Parque é uma escola pública de natureza especial de Brasília, diferenciando-se por ser um espaço destinado para o desenvolvimento das diferentes habilidades artísticas nas diferentes linguagens (Música, Artes Visuais e Teatro) que compõem o currículo de artes da educação básica no Brasil. Além do currículo de artes, as Escolas Parque oferecem atividades esportivas para estudantes de escolas públicas do ensino fundamental I que fazem parte do Programa de Educação Integral da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. O desenvolvimento de um trabalho colaborativo e integrado entre os professores das diferentes linguagens artísticas, conforme é sugerido nessas escolas, pode aumentar e possibilitar diferentes ações interdisciplinares e dialógicas. O estudo envolveu seis professores e oito turmas, consistindo em aulas individuais e coletivas. O espetáculo utilizou a história literária “Tiarinha Vermelha e o Povo Mau”, do autor brasiliense Marcos Reis, que se baseou no conto de fadas de Chapeuzinho Vermelho. Na história, a personagem principal é uma garota negra que utiliza a palavra para se defender contra as atitudes racistas do Povo Mau. Temas como identidade, consciência e racismo emergiram ao trabalharmos com a história. Por meio de ações dialógicas, buscamos construir com os participantes o que Freire (1983; 2016; 2023a; 2023b) denominou conscientização. Isso levou os estudantes a desenvolverem sua compreensão sobre como as diferentes linguagens artísticas foram utilizadas na história, criando relações significativas. Na música, empregamos a teoria do significado musical de Green (2008; 2022) para interpretar as experiências dos estudantes no processo de construção do espetáculo do teatro musical. Os dados foram coletados por meio de observações de aulas individuais e coletivas de música e das outras disciplinas participantes, duas entrevistas semiestruturadas - uma com o grupo de estudantes selecionados e outra com os professores participantes - e análise dos artefatos produzidos pelos estudantes. Análise temática foi utilizada para interpretar os dados inicialmente codificados em cada disciplina e, posteriormente, dentro das estratégias de inspiração, interação e criação, associando ao conceito Freireano de conscientização. Os resultados demonstraram que o espetáculo do teatro musical foi importante para os estudantes dialogarem entre si sobre diversas situações de seus contextos, aprendendo a ouvir uns aos outros, refletindo sobre temáticas relevantes e percebendo como essas delineiam a maneira como sentem e percebem a música e as outras artes. Além disso, os estudantes foram capazes de identificar em si mesmos e em suas próprias culturas, práticas alienadas, propondo meios de transformação para tais questões e apropriando-se da arte e do fazer cultural. |
Abstract: | This work consists in a study that aims to discuss how dialogical strategies of inspiration, interaction and musical creation could contribute to the development of the process of conscientization in the production of a school musical theatre performance carried out in a special school named Escola Parque (Park School). This type of school is a government-funded school in Brasília designed to cater for the development of different artistic skills in the different Art forms (Music, Visual Arts, and Drama) that comprise the Art curriculum for compulsory education in Brazil. Besides the Art curriculum, Escolas Parque also offer Physical Education lessons to Primary School students enrolled in the Programa de Educação Integral da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (Programme of Full-Time Education offered by the State Education Secretariat of the Federal District). The development of collaborative and integrated work among teachers qualified in different Art forms, as it is possible in those kinds of schools, can increase and enable different interdisciplinary and dialogic actions. The study involved six teachers and eight classes, consisting of individual and collective classes. The plot of the performance followed the short story of “Tiarinha Vermelha e o Povo Mau” (Little Red Hairband and the Bad People), written by Marcos Reis, a local writer who based his text on the Little Red Riding Hood fairy tale. In his story, Tiarinha Vermelha, the main character, is a black girl who uses the word to defend herself against racist attitudes taken by the Bad People. Themes such as identity, consciousness and racism emerged from our work with the story. Through dialogical actions, we sought to build with the participants what Freire (1983; 2016; 2023a; 2023b) called conscientization. This has led students to develop their understanding of how different Art forms were used in the story, creating meaningful relations. In music, we employed Green’s (2008; 2022) theory of musical meaning to interpret students’ experiences in the process of building that musical performance. Data were collected through observations of collective and individual music and other subject lessons, two semistructured interviews - one with the group of students and another with the participant teachers - and analysis of the artefacts created by the students. Thematic analysis was used to interpret the data initially coded within each subject lesson and later within the strategies of inspiration, interaction and creation associated with Freire's concept of conscientization. The results demonstrated that the performance of the musical theatre was important for students since they could talk to each other about different situations in their contexts, learning to listen to each other, reflecting on relevant themes and realizing how such situations contribute to the way they feel and perceive music and other arts. Furthermore, the students were able to identify alienated practices in their own cultures and carried out by themselves. After that, they could suggest ways to transform these practices through artistic and cultural actions. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) |
Descripción : | Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Brasília, 2024. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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