http://repositorio.unb.br/handle/10482/50769
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_CorpoCulturaPerspectiva.pdf | 401,2 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Corpo e cultura na perspectiva da formação docente em educação física |
Autre(s) titre(s): | Body and culture from the perspective of physical education teacher training Cuerpo y cultura en la perspectiva de la formación del profesorado de educación física |
Auteur(s): | Torres, Ester Geraldo Campelo Cardoso, Layana Costa Ribeiro Gaia, Paulino Pinheiro Fernandes, Robson Marques Almeida, Dulce Maria Filgueira de |
metadata.dc.identifier.orcid: | https://orcid.org/0000-0002-6547-2944 https://orcid.org/0000-0003-0113-0950 https://orcid.org/0000-0003-0682-7028 https://orcid.org/0000-0003-0334-8144 https://orcid.org/0000-0003-2352-5478 |
metadata.dc.contributor.affiliation: | Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física Instituto Federal do Amapá Instituto Federal do Ceará Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física |
Assunto:: | Corpo Cultura Professores de educação física - formação Corporeidade |
Date de publication: | déc-2022 |
Editeur: | Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
Référence bibliographique: | TORRES, Ester Geraldo Campelo et al. Corpo e cultura na perspectiva da formação docente em educação física. Rev Bras Ciênc Esporte, [S. l.], v.44. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/rbce.44.e008622. Acesso em: 29 out. 2024. |
Résumé: | O artigo objetiva entender o significado da relação corpo e cultura na formação docente em Educação Física. Seguiu uma abordagem metodológica qualitativa do tipo revisão sistemática. A consulta realizada por meio dos descritores corpo, cultura e educação física, tendo como marco temporal 2004 a 2019. A análise de conteúdo se deu a partir da construção epistemológica de Le Le Breton: (a) lógicas sociais e culturais do corpo; (b) o corpo no espelho do social; e (c) imaginários sociais, utilizando-se do software NVivo12. Os resultados apontam que a relação entre corpo e aspectos biológicos sofre forte influência dos padrões normativos ditados pelo meio, e que a concepção de corpo, relacionada à cultura, vem sofrendo transformações e (re)significações. |
Abstract: | The article aims to understand the meaning of the relationship between body and culture in Physical Education. It followed a qualitative methodological approach of the systematic review type. The query was made through the descriptors body, culture and physical education as a time frame 2004 to 2019. The content analysis was based on the epistemological construction of Le Le Breton: (a) social and cultural logics of the body; (b) the body in the mirror of the social; and (c) social imaginaries, using the NVivo12 software. The results show that the relationship between body and biological aspects is strongly influenced by normative standards dictated by the environment and that the conception of body, related to culture, has been undergoing transformations and (re)significations. |
Resumen: | El artículo pretende comprender el significado de la relación cuerpo y cultura en la formación del profesorado de Educación Física. Se siguió un enfoque metodológico cualitativo de tipo revisión sistemática. La consulta se realizó a través de los descriptores cuerpo, cultura y educación física (2004-2019). El análisis de contenido se basó en la construcción epistemológica de Le Le Breton: (a) lógicas sociales y culturales del cuerpo; (b) el cuerpo en el espejo de lo social; y (c) imaginarios sociales, con el software NVivo12. Los resultados señalan que la relación entre el cuerpo y los aspectos biológicos está influenciada por los estándares normativos dictados por el entorno y que la concepción del cuerpo, relacionada con la cultura, viene sufriendo transformaciones y (re)significados. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Licença:: | Este é um artigo Open Access sob uma licença CC BY-NC-ND (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/). |
DOI: | https://doi.org/10.1590/rbce.44.e008622 |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.