Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50769
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CorpoCulturaPerspectiva.pdf401,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTorres, Ester Geraldo Campelo-
dc.contributor.authorCardoso, Layana Costa Ribeiro-
dc.contributor.authorGaia, Paulino Pinheiro-
dc.contributor.authorFernandes, Robson Marques-
dc.contributor.authorAlmeida, Dulce Maria Filgueira de-
dc.date.accessioned2024-10-29T21:02:29Z-
dc.date.available2024-10-29T21:02:29Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.citationTORRES, Ester Geraldo Campelo et al. Corpo e cultura na perspectiva da formação docente em educação física. Rev Bras Ciênc Esporte, [S. l.], v.44. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/rbce.44.e008622. Acesso em: 29 out. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50769-
dc.description.abstractO artigo objetiva entender o significado da relação corpo e cultura na formação docente em Educação Física. Seguiu uma abordagem metodológica qualitativa do tipo revisão sistemática. A consulta realizada por meio dos descritores corpo, cultura e educação física, tendo como marco temporal 2004 a 2019. A análise de conteúdo se deu a partir da construção epistemológica de Le Le Breton: (a) lógicas sociais e culturais do corpo; (b) o corpo no espelho do social; e (c) imaginários sociais, utilizando-se do software NVivo12. Os resultados apontam que a relação entre corpo e aspectos biológicos sofre forte influência dos padrões normativos ditados pelo meio, e que a concepção de corpo, relacionada à cultura, vem sofrendo transformações e (re)significações.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherColégio Brasileiro de Ciências do Esportept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCorpo e cultura na perspectiva da formação docente em educação físicapt_BR
dc.title.alternativeBody and culture from the perspective of physical education teacher trainingpt_BR
dc.title.alternativeCuerpo y cultura en la perspectiva de la formación del profesorado de educación físicapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordCorpopt_BR
dc.subject.keywordCulturapt_BR
dc.subject.keywordProfessores de educação física - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordCorporeidadept_BR
dc.rights.licenseEste é um artigo Open Access sob uma licença CC BY-NC-ND (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/).pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/rbce.44.e008622pt_BR
dc.description.abstract1The article aims to understand the meaning of the relationship between body and culture in Physical Education. It followed a qualitative methodological approach of the systematic review type. The query was made through the descriptors body, culture and physical education as a time frame 2004 to 2019. The content analysis was based on the epistemological construction of Le Le Breton: (a) social and cultural logics of the body; (b) the body in the mirror of the social; and (c) social imaginaries, using the NVivo12 software. The results show that the relationship between body and biological aspects is strongly influenced by normative standards dictated by the environment and that the conception of body, related to culture, has been undergoing transformations and (re)significations.pt_BR
dc.description.abstract2El artículo pretende comprender el significado de la relación cuerpo y cultura en la formación del profesorado de Educación Física. Se siguió un enfoque metodológico cualitativo de tipo revisión sistemática. La consulta se realizó a través de los descriptores cuerpo, cultura y educación física (2004-2019). El análisis de contenido se basó en la construcción epistemológica de Le Le Breton: (a) lógicas sociales y culturales del cuerpo; (b) el cuerpo en el espejo de lo social; y (c) imaginarios sociales, con el software NVivo12. Los resultados señalan que la relación entre el cuerpo y los aspectos biológicos está influenciada por los estándares normativos dictados por el entorno y que la concepción del cuerpo, relacionada con la cultura, viene sufriendo transformaciones y (re)significados.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6547-2944pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0113-0950pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0682-7028pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0334-8144pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2352-5478pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Educação Físicapt_BR
dc.contributor.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.contributor.affiliationInstituto Federal do Cearápt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Educação Físicapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Educação Físicapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação Física (FEF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.