Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50629
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_GrandezasMedidasContexto.pdf485,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Grandezas e medidas no contexto da inclusão : a Educação Matemática na formação do professor
Outros títulos: Physical quantities and measures in the context of inclusion : Mathematics Education in teacher training
Autor(es): Moura, Ellen Michelle Barbosa de
Fraz, Joeanne Neves
Santos, Karla Vanessa Gomes dos
Moreira, Geraldo Eustáquio
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6664-6419
https://orcid.org/0000-0001-8623-3769
https://orcid.org/0000-0001-6813-2913
https://orcid.org/0000-0002-1455-6646
Afiliação do autor: Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal
Universidade de Brasília
Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal
Universidade de Brasília
Assunto: Educação matemática
Inclusão escolar
Professores - formação
Data de publicação: 13-Mai-2021
Editora: Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEMat), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Grupo de Pesquisa Currículos em Educação Matemática (GPCEEM), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Referência: MOURA, Ellen Michelle Barbosa de; FRAZ, Joeanne Neves; SANTOS, Karla Vanessa Gomes dos; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Grandezas e Medidas no contexto da inclusão: a Educação Matemática na formação do professor. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 5, n. 11, p. 1–25, 2021. DOI: 10.46551/emd.e202113. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/3778. Acesso em: 21 out. 2024.
Resumo: Analisamos a aplicação de uma oficina pedagógica em um curso de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública. A oficina propiciou, durante a formação inicial, discussão acerca da Educação Matemática e a experimentação de situações de inclusão de estudantes com deficiência física, visual e altas habilidades/superdotação. Foram utilizadas como ações pedagógicas o trabalho em grupo, atividades lúdicas e avaliação da oficina. Os resultados apontaram a importância do trabalho sobre o conhecimento matemático na formação inicial dos professores e as possibilidades da Educação Matemática Inclusiva na perspectiva dos Direitos Humanos. Por isso, a necessidade de se desenvolver e praticar estratégias e metodologias inovadoras que possibilitem a inclusão dos estudantes com deficiência em aulas de Matemática.
Abstract: We analyzed the application of a pedagogical workshop applied in the Pedagogy Degree course at a public university.The workshop provided to the teachers in initial training a moment of discussion about Mathematics Education and the experimentation of situations of inclusion for students with physical and visual disabilities and high abilities/giftedness. The pedagogical actions used were group work, playful activities, and workshop evaluation. The results pointed out the importance of the workonmathematical knowledge in the initial training of teacherseducation and the possibilities of Inclusive MathematicsEducation from the perspective of Human Rights.Therefore, the need to develop and practiceinnovative strategies and methodologies that enable the inclusion of students with disabilities in Mathematics classes.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: (CC BY NC ND)
DOI: 10.46551/emd.e202113
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.