Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50629
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_GrandezasMedidasContexto.pdf485,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoura, Ellen Michelle Barbosa de-
dc.contributor.authorFraz, Joeanne Neves-
dc.contributor.authorSantos, Karla Vanessa Gomes dos-
dc.contributor.authorMoreira, Geraldo Eustáquio-
dc.date.accessioned2024-10-21T13:21:52Z-
dc.date.available2024-10-21T13:21:52Z-
dc.date.issued2021-05-13-
dc.identifier.citationMOURA, Ellen Michelle Barbosa de; FRAZ, Joeanne Neves; SANTOS, Karla Vanessa Gomes dos; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Grandezas e Medidas no contexto da inclusão: a Educação Matemática na formação do professor. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 5, n. 11, p. 1–25, 2021. DOI: 10.46551/emd.e202113. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/3778. Acesso em: 21 out. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50629-
dc.description.abstractAnalisamos a aplicação de uma oficina pedagógica em um curso de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública. A oficina propiciou, durante a formação inicial, discussão acerca da Educação Matemática e a experimentação de situações de inclusão de estudantes com deficiência física, visual e altas habilidades/superdotação. Foram utilizadas como ações pedagógicas o trabalho em grupo, atividades lúdicas e avaliação da oficina. Os resultados apontaram a importância do trabalho sobre o conhecimento matemático na formação inicial dos professores e as possibilidades da Educação Matemática Inclusiva na perspectiva dos Direitos Humanos. Por isso, a necessidade de se desenvolver e praticar estratégias e metodologias inovadoras que possibilitem a inclusão dos estudantes com deficiência em aulas de Matemática.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEMat), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Grupo de Pesquisa Currículos em Educação Matemática (GPCEEM), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleGrandezas e medidas no contexto da inclusão : a Educação Matemática na formação do professorpt_BR
dc.title.alternativePhysical quantities and measures in the context of inclusion : Mathematics Education in teacher trainingpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEducação matemáticapt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.rights.license(CC BY NC ND)pt_BR
dc.identifier.doi10.46551/emd.e202113pt_BR
dc.description.abstract1We analyzed the application of a pedagogical workshop applied in the Pedagogy Degree course at a public university.The workshop provided to the teachers in initial training a moment of discussion about Mathematics Education and the experimentation of situations of inclusion for students with physical and visual disabilities and high abilities/giftedness. The pedagogical actions used were group work, playful activities, and workshop evaluation. The results pointed out the importance of the workonmathematical knowledge in the initial training of teacherseducation and the possibilities of Inclusive MathematicsEducation from the perspective of Human Rights.Therefore, the need to develop and practiceinnovative strategies and methodologies that enable the inclusion of students with disabilities in Mathematics classes.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6664-6419pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8623-3769pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6813-2913pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1455-6646pt_BR
dc.contributor.affiliationSecretaria de Estado da Educação do Distrito Federalpt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationSecretaria de Estado da Educação do Distrito Federalpt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.