http://repositorio.unb.br/handle/10482/50413
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KassiaPaulaESilva_DISSERT.pdf | 906,94 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Trajetórias argumentativas nas dissertações escolares do tipo ENEM : vivências (meta)genéricas e reescrita como ações pedagógicas |
Auteur(s): | Silva, Kássia Paula e |
Orientador(es):: | Pereira, Rodrigo Albuquerque |
Assunto:: | Gênero discursivo Argumentação Escrita Repertório de conhecimentos |
Date de publication: | 20-sep-2024 |
Data de defesa:: | 1-déc-2023 |
Référence bibliographique: | SILVA, Kássia Paula e. Trajetórias argumentativas nas dissertações escolares do tipo ENEM: vivências (meta)genéricas e reescrita como ações pedagógicas. 2023. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília 2023. |
Résumé: | Este trabalho se propõe a analisar de que modo a argumentação, como atributo da competência metagenérica da dissertação escolar, pode ser ampliada em textos do tipo ENEM, a partir da vivência em uma sequência didática, com foco na manifestação de repertório sociocultural, por estudantes do Ensino Médio. Nesse percurso, almejo investigar, como objetivos específicos, de que modo o contato dos alunos do ensino médio com gêneros discursivos argumentativos contribui com as trajetórias argumentativas de seus textos; de que maneira a argumentação, como atributo da competência metagenérica da dissertação escolar, pode ser ampliada, a partir de orientações direta e indiretamente relacionadas ao processo de reescrita; e que ações pedagógicas podem ampliar as trajetórias argumentativas no gênero discursivo dissertação escolar, voltadas para a sensibilização dos alunos para a formação de repertório sociocultural. Tenho como base as concepções de gêneros discursivos ancoradas na perspectiva sócio-histórica e dialógica de Bakhtin (2010); na perspectiva sociorretórica, sócio-histórica e sociocultural de Miller (2012) e de Bazerman (2011); e na perspectiva interacionista e sociodiscursiva de Bronckart (2003). Discuto a noção de competência metagenérica, fundamentada sobretudo na proposição de Koch (2015a) e na reformulação por Albuquerque (2022); e penso a argumentação a partir de Aquino (2018) e de Plantin (2002). A abordagem da pesquisa é qualitativa, de cunho etnográfico, a qual, em sintonia com a abordagem sociointeracional, desvela o fator humano envolvido na produção de textos analisados e utiliza a ADC como metodologia que promove diferentes níveis de análises dentro do texto, pensados por meio do modelo tridimensional de Fairclough (2001). Este trabalho promove vivências com os gêneros argumentativos e o processo de reescrita textual como principais ações de pesquisa, viabilizadas por uma sequência didática, fundamentada na proposta de Dolz et al. (2004). As conclusões de minha pesquisa indicam que a construção de repertório sociocultural como elemento constitutivo da argumentação no gênero dissertação escolar foi devidamente explorada no corpus das quatro redações dessa pesquisa e que no desenrolar da geração de dados é possível entender que os estudantes refletem acerca dos próprios processos de (re)escrita: da produção inicial – passando pelos módulos – à produção final. |
Abstract: | This work aims to analyze how argumentation, as an attribute of the metageneric competence of the school dissertation, can be expanded in ENEM type texts, based on the experience of a didactic sequence, focused on the manifestation of sociocultural repertoire, by high school students. Along this path, my specific objectives are to investigate how high school students' contact with argumentative discourse genres contributes to the argumentative trajectories of their texts; how argumentation, as an attribute of the metageneric competence of the school essay, can be expanded, based on guidelines directly and indirectly related to the rewriting process; and what pedagogical actions can expand the argumentative trajectories in the school essay discursive genre, aimed at sensitizing students to the formation of a sociocultural repertoire. I base my research on the conceptions of discursive genres anchored in Bakhtin's (2010) socio-historical and dialogical perspective; Miller's (2012) and Bazerman's (2011) sociorhetorical, socio-historical and sociocultural perspective; and Bronckart's (2003) interactionist and sociodiscursive perspective. I discuss the notion of metageneric competence, based mainly on Koch's proposition (2015a) and the reformulation by Albuquerque (2022); and I think about argumentation based on Aquino (2018) and Plantin (2002). The research approach is qualitative, ethnographic, which, in line with the socio-interactional approach, unveils the human factor involved in the production of analyzed texts and uses CDA as a methodology that promotes different levels of analysis within the text, based on Fairclough's (2001) three-dimensional model. This work promotes experiences with argumentative genres and the process of textual rewriting as the main research actions, made possible by a didactic sequence based on the proposal by Dolz et al. (2004). The conclusions of my research indicate that the construction of sociocultural repertoire as a constitutive element of argumentation in the school dissertation genre was properly explored in the corpus of the four essays in this research and that in the course of data generation it is possible to understand that the students reflect on their own (re)writing processes: from the initial production - through the modules - to the final production. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2024. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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