Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pereira, Rodrigo Albuquerque | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Kássia Paula e | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-20T20:28:23Z | - |
dc.date.available | 2024-09-20T20:28:23Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-01 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Kássia Paula e. Trajetórias argumentativas nas dissertações escolares do tipo ENEM: vivências (meta)genéricas e reescrita como ações pedagógicas. 2023. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50413 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho se propõe a analisar de que modo a argumentação, como atributo
da competência metagenérica da dissertação escolar, pode ser ampliada em
textos do tipo ENEM, a partir da vivência em uma sequência didática, com foco
na manifestação de repertório sociocultural, por estudantes do Ensino Médio.
Nesse percurso, almejo investigar, como objetivos específicos, de que modo o
contato dos alunos do ensino médio com gêneros discursivos argumentativos
contribui com as trajetórias argumentativas de seus textos; de que maneira a
argumentação, como atributo da competência metagenérica da dissertação
escolar, pode ser ampliada, a partir de orientações direta e indiretamente
relacionadas ao processo de reescrita; e que ações pedagógicas podem ampliar
as trajetórias argumentativas no gênero discursivo dissertação escolar, voltadas
para a sensibilização dos alunos para a formação de repertório sociocultural.
Tenho como base as concepções de gêneros discursivos ancoradas na
perspectiva sócio-histórica e dialógica de Bakhtin (2010); na perspectiva
sociorretórica, sócio-histórica e sociocultural de Miller (2012) e de Bazerman
(2011); e na perspectiva interacionista e sociodiscursiva de Bronckart (2003).
Discuto a noção de competência metagenérica, fundamentada sobretudo na
proposição de Koch (2015a) e na reformulação por Albuquerque (2022); e penso
a argumentação a partir de Aquino (2018) e de Plantin (2002). A abordagem da
pesquisa é qualitativa, de cunho etnográfico, a qual, em sintonia com a
abordagem sociointeracional, desvela o fator humano envolvido na produção de
textos analisados e utiliza a ADC como metodologia que promove diferentes
níveis de análises dentro do texto, pensados por meio do modelo tridimensional
de Fairclough (2001). Este trabalho promove vivências com os gêneros
argumentativos e o processo de reescrita textual como principais ações de
pesquisa, viabilizadas por uma sequência didática, fundamentada na proposta
de Dolz et al. (2004). As conclusões de minha pesquisa indicam que a
construção de repertório sociocultural como elemento constitutivo da
argumentação no gênero dissertação escolar foi devidamente explorada no
corpus das quatro redações dessa pesquisa e que no desenrolar da geração de
dados é possível entender que os estudantes refletem acerca dos próprios
processos de (re)escrita: da produção inicial – passando pelos módulos – à
produção final. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Trajetórias argumentativas nas dissertações escolares do tipo ENEM : vivências (meta)genéricas e reescrita como ações pedagógicas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gênero discursivo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Argumentação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escrita | pt_BR |
dc.subject.keyword | Repertório de conhecimentos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims to analyze how argumentation, as an attribute of the metageneric
competence of the school dissertation, can be expanded in ENEM type texts,
based on the experience of a didactic sequence, focused on the manifestation of
sociocultural repertoire, by high school students. Along this path, my specific
objectives are to investigate how high school students' contact with
argumentative discourse genres contributes to the argumentative trajectories of
their texts; how argumentation, as an attribute of the metageneric competence of
the school essay, can be expanded, based on guidelines directly and indirectly
related to the rewriting process; and what pedagogical actions can expand the
argumentative trajectories in the school essay discursive genre, aimed at
sensitizing students to the formation of a sociocultural repertoire. I base my
research on the conceptions of discursive genres anchored in Bakhtin's (2010)
socio-historical and dialogical perspective; Miller's (2012) and Bazerman's (2011)
sociorhetorical, socio-historical and sociocultural perspective; and Bronckart's
(2003) interactionist and sociodiscursive perspective. I discuss the notion of
metageneric competence, based mainly on Koch's proposition (2015a) and the
reformulation by Albuquerque (2022); and I think about argumentation based on
Aquino (2018) and Plantin (2002). The research approach is qualitative,
ethnographic, which, in line with the socio-interactional approach, unveils the
human factor involved in the production of analyzed texts and uses CDA as a
methodology that promotes different levels of analysis within the text, based on
Fairclough's (2001) three-dimensional model. This work promotes experiences
with argumentative genres and the process of textual rewriting as the main
research actions, made possible by a didactic sequence based on the proposal
by Dolz et al. (2004). The conclusions of my research indicate that the
construction of sociocultural repertoire as a constitutive element of argumentation
in the school dissertation genre was properly explored in the corpus of the four
essays in this research and that in the course of data generation it is possible to
understand that the students reflect on their own (re)writing processes: from the
initial production - through the modules - to the final production. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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