Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49345
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_GlacileneCaianaDaSilvaMacedo_DISSERT.pdf3,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Política de escolarização da população em situação de rua no DF: percepções de mulheres negras estudantes da Escola dos Meninos e Meninas do Parque
Autor : Macêdo, Glacilene Caiana da Silva
Orientador(es):: Filice, Renisia Cristina Garcia
Assunto:: Pessoas em situação de rua
População em situação de rua
Políticas públicas
Mulheres negras
Estudantes
Fecha de publicación : 30-jul-2024
Citación : MACÊDO, Glacilene Caiana da Silva. Política de escolarização da população em situação de rua no DF: percepções de mulheres negras estudantes da Escola dos Meninos e Meninas do Parque. 2024. 278 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumen : Esta dissertação de mestrado foi desenvolvida na Linha de Pesquisa “Políticas Públicas e Gestão Educacional” do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília-FE/UnB e com as contribuições de estudos realizados no GEPPHERG/FE-UnB (Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, História, Educação das Relações Étnico-Raciais e de Gênero). Enquanto uma proposta metodológica antirracista, antissexista e contra hegemônica, o presente estudo tem como objetivo geral compreender as percepções das mulheres negras, estudantes da Escola dos Meninos e Meninas do Parque EMMP do Distrito Federal, coparticipantes neste estudo acerca da PEPOP - Diretrizes Operacionais e Pedagógicas para a Escolarização da População em Situação de Rua no DF. O estudo procura saber: quem são e quantas são as mulheres negras que vivem em situação de rua e são estudantes na EMMP para entender o que elas pensam e buscam na educação formal; busca fazer uma correlação entre as políticas educacionais na EMMP existentes com as orientações nacionais e locais; se estão alinhadas e materializadas por meio da PEPOP” e se se conectam ao entendimento das estudantes, mulheres negras ouvidas para esse estudo. Para trabalhar esse amplo percurso o estudo se concentrou na trajetória de vida de cinco mulheres negras, quatro estudantes da EMMP e uma mãe de estudantes menores de idade. Como macro categoria de análise demos foco também nas políticas públicas educacionais voltadas para pessoas em situação de rua no Brasil e no DF. Os resultados também apontaram que as mulheres negras em situação de rua no DF, estudantes da EMMP são constituídas de ausências e o estudo revela como elas lutam por visibilidade, ampliação da cidadania, subsistência. Pelas falas/vozes emergem suas resistências. Além disso, os dados apontaram também que a POP Rua enfrenta ainda dificuldades para acessar e permanecer na escola, e que ainda é muito deficitária a implementação da PEPOP no âmbito do DF, pois caminha a passos lentos.
Abstract: This Master’s dissertation was developed within the research area "Public Policies and Educational Management" of the Postgraduate Program in Education, at the School of Education of the University of Brasília-FE/UnB, and with contributions from studies carried out at GEPPHERG/FE-UnB (Research Group on Public Policies, History, Education of Ethnic Racial and Gender Relations). As an anti-racist, anti-sexist, and counter-hegemonic methodological proposal – this study aims to understand the perceptions of Black women students at the Meninos e Meninas do Parque-EMMP public school, located in the Federal District (DF), who are co-participants in this study about PEPOP – the Operational and Pedagogical Guidelines for the Schooling of the Homeless Population in the DF. The study seeks to know: who and how many Black women living on the streets are students at EMMP to understand what they think and seek in formal education; to make a correlation between existing educational policies at EMMP with national and local guidelines; if they are aligned and materialized through PEPOP, and if they connect with the understanding of the Black women students who were heard for this study. To address this broad path, the study focused on the life trajectories of five Black women, four EMMP students, and one mother of underage students. As a macro-category of analysis, we also focused on public educational policies aimed at homeless people in Brazil and the DF. The results indicated that homeless Black women EMMP students in the DF are constituted by absences. The study also reveals how they struggle for visibility, citizenship expansion, and subsistence. Their resistances emerge through their voices. Additionally, the data also indicated that the homeless population still faces difficulties in accessing and staying in school, and that the implementation of PEPOP in the DF is still very deficient, and progressing at a slow pace.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Descripción : Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/49345/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.