Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Filice, Renisia Cristina Garcia | - |
dc.contributor.author | Macêdo, Glacilene Caiana da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-30T19:07:03Z | - |
dc.date.available | 2024-07-30T19:07:03Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-21 | - |
dc.identifier.citation | MACÊDO, Glacilene Caiana da Silva. Política de escolarização da população em situação de rua no DF: percepções de mulheres negras estudantes da Escola dos Meninos e Meninas do Parque. 2024. 278 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49345 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação de mestrado foi desenvolvida na Linha de Pesquisa “Políticas Públicas e
Gestão Educacional” do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação
da Universidade de Brasília-FE/UnB e com as contribuições de estudos realizados no
GEPPHERG/FE-UnB (Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, História, Educação
das Relações Étnico-Raciais e de Gênero). Enquanto uma proposta metodológica antirracista,
antissexista e contra hegemônica, o presente estudo tem como objetivo geral compreender as
percepções das mulheres negras, estudantes da Escola dos Meninos e Meninas do Parque EMMP do Distrito Federal, coparticipantes neste estudo acerca da PEPOP - Diretrizes
Operacionais e Pedagógicas para a Escolarização da População em Situação de Rua no DF. O
estudo procura saber: quem são e quantas são as mulheres negras que vivem em situação de rua
e são estudantes na EMMP para entender o que elas pensam e buscam na educação formal;
busca fazer uma correlação entre as políticas educacionais na EMMP existentes com as
orientações nacionais e locais; se estão alinhadas e materializadas por meio da PEPOP” e se se
conectam ao entendimento das estudantes, mulheres negras ouvidas para esse estudo. Para
trabalhar esse amplo percurso o estudo se concentrou na trajetória de vida de cinco mulheres
negras, quatro estudantes da EMMP e uma mãe de estudantes menores de idade. Como macro
categoria de análise demos foco também nas políticas públicas educacionais voltadas para
pessoas em situação de rua no Brasil e no DF. Os resultados também apontaram que as mulheres
negras em situação de rua no DF, estudantes da EMMP são constituídas de ausências e o estudo
revela como elas lutam por visibilidade, ampliação da cidadania, subsistência. Pelas falas/vozes
emergem suas resistências. Além disso, os dados apontaram também que a POP Rua enfrenta
ainda dificuldades para acessar e permanecer na escola, e que ainda é muito deficitária a
implementação da PEPOP no âmbito do DF, pois caminha a passos lentos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Política de escolarização da população em situação de rua no DF: percepções de mulheres negras estudantes da Escola dos Meninos e Meninas do Parque | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas em situação de rua | pt_BR |
dc.subject.keyword | População em situação de rua | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres negras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This Master’s dissertation was developed within the research area "Public Policies and
Educational Management" of the Postgraduate Program in Education, at the School of
Education of the University of Brasília-FE/UnB, and with contributions from studies carried
out at GEPPHERG/FE-UnB (Research Group on Public Policies, History, Education of Ethnic Racial and Gender Relations). As an anti-racist, anti-sexist, and counter-hegemonic
methodological proposal – this study aims to understand the perceptions of Black women
students at the Meninos e Meninas do Parque-EMMP public school, located in the Federal
District (DF), who are co-participants in this study about PEPOP – the Operational and
Pedagogical Guidelines for the Schooling of the Homeless Population in the DF. The study
seeks to know: who and how many Black women living on the streets are students at EMMP to
understand what they think and seek in formal education; to make a correlation between existing
educational policies at EMMP with national and local guidelines; if they are aligned and
materialized through PEPOP, and if they connect with the understanding of the Black women
students who were heard for this study. To address this broad path, the study focused on the life
trajectories of five Black women, four EMMP students, and one mother of underage students.
As a macro-category of analysis, we also focused on public educational policies aimed at
homeless people in Brazil and the DF. The results indicated that homeless Black women EMMP
students in the DF are constituted by absences. The study also reveals how they struggle for
visibility, citizenship expansion, and subsistence. Their resistances emerge through their voices.
Additionally, the data also indicated that the homeless population still faces difficulties in
accessing and staying in school, and that the implementation of PEPOP in the DF is still very
deficient, and progressing at a slow pace. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|