Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/47987
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
UesleiAparecidoSoares_DISSERT.pdf3,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Tecnologia como recurso de aprendizagem no ensino de Fisica : eletrostática
Outros títulos: Technology as a learning resource in Physics teaching : electrostatics
Autor(es): Soares, Ueslei Aparecido
Orientador(es): Amorim, Ronni Geraldo Gomes de
Coorientador(es): Verdeaux, Maria de Fátima da Silva
Assunto: Física - estudo e ensino
Eletrostática
Redes sociais
Fenômenos naturais
Método de ensino
Recursos didáticos
Piaget, Jean, 1896-1980
Data de publicação: 7-Mar-2024
Referência: SOARES, Ueslei Aparecido. Tecnologia como recurso de aprendizagem no ensino de fisica — eletrostática . 2023. xii, 136 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O ensino de física no Brasil enfrenta consideráveis desafios, demandando do professor a árdua missão de tornar as aulas atrativas. Para alcançar esse objetivo, é imperativo inovar, explorando recursos motivacionais, sendo a tecnologia uma ferramenta especialmente útil para instigar o interesse pela aprendizagem das ciências. É crucial promover o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, estimulando a formulação de conceitos por meio da socialização. Nesse sentido, utilizam-se ferramentas sociais frequentemente empregadas pelos alunos, como Facebook, YouTube, blogs, entre outras, visando uma aprendizagem significativa tanto de cunho acadêmico quanto humano. O projeto foi aplicado de abril a junho de 2016 na Escola Estadual Quintino Vargas, localizada em João Pinheiro, MG. Três turmas do terceiro ano do Ensino Médio, totalizando 102 alunos, foram envolvidas. O material elaborado abordou temas como condutores e dielétricos, processos de eletrização (contato, atrito e indução eletrostática), Lei de Coulomb, Campo Elétrico e Efeito de Pontas. Cada módulo didático incorporou questões que buscavam relacionar o conhecimento científico com o cotidiano dos educandos.
Abstract: The teaching of physics in Brazil faces serious challenges, demanding from the teacher the hard mission to make classes attractive to the students. To reach this goal, it is imperative to innovate, exploiting motivational resources, and considering technology an especially useful tool to instigate the interest for the learning of science. It is crucial to promote the development of critical thinking for the students, stimulating them to form concepts through socialization. For that, social tools are frequently applied by the students such as Facebook, YouTube, blogs and others, aiming a significantly academic and human learning process. The project has been applied from April to June 2016 at Escola Estadual Quintino Vargas, located in Joao Pinheiro, MG. Three classes of 12th grade were involved, a total of 102 students. The material that was prepared had as its approach themes such as conductors and dieletrics, electrization processes (contact, friction and electrostatic), Coulomb Law, Electric Field and Spike Effect. Each didactic module incorporated issues that aimed to relate the scientific knowledge to the students day.
Unidade Acadêmica: Instituto de Física (IF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Mestrado Profissionalizante
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.