Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Amorim, Ronni Geraldo Gomes de | pt_BR |
dc.contributor.author | Soares, Ueslei Aparecido | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-07T18:40:40Z | - |
dc.date.available | 2024-03-07T18:40:40Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-07 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-06 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Ueslei Aparecido. Tecnologia como recurso de aprendizagem no ensino de fisica — eletrostática . 2023. xii, 136 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47987 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de física no Brasil enfrenta consideráveis desafios, demandando do professor a
árdua missão de tornar as aulas atrativas. Para alcançar esse objetivo, é imperativo inovar,
explorando recursos motivacionais, sendo a tecnologia uma ferramenta especialmente útil
para instigar o interesse pela aprendizagem das ciências. É crucial promover o
desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, estimulando a formulação de conceitos
por meio da socialização. Nesse sentido, utilizam-se ferramentas sociais frequentemente
empregadas pelos alunos, como Facebook, YouTube, blogs, entre outras, visando uma
aprendizagem significativa tanto de cunho acadêmico quanto humano.
O projeto foi aplicado de abril a junho de 2016 na Escola Estadual Quintino Vargas,
localizada em João Pinheiro, MG. Três turmas do terceiro ano do Ensino Médio,
totalizando 102 alunos, foram envolvidas. O material elaborado abordou temas como
condutores e dielétricos, processos de eletrização (contato, atrito e indução eletrostática),
Lei de Coulomb, Campo Elétrico e Efeito de Pontas. Cada módulo didático incorporou
questões que buscavam relacionar o conhecimento científico com o cotidiano dos
educandos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Tecnologia como recurso de aprendizagem no ensino de Fisica : eletrostática | pt_BR |
dc.title.alternative | Technology as a learning resource in Physics teaching : electrostatics | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Física - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Eletrostática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fenômenos naturais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Método de ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Piaget, Jean, 1896-1980 | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Verdeaux, Maria de Fátima da Silva | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The teaching of physics in Brazil faces serious challenges, demanding from the teacher the
hard mission to make classes attractive to the students. To reach this goal, it is imperative
to innovate, exploiting motivational resources, and considering technology an especially
useful tool to instigate the interest for the learning of science. It is crucial to promote the
development of critical thinking for the students, stimulating them to form concepts
through socialization. For that, social tools are frequently applied by the students such as
Facebook, YouTube, blogs and others, aiming a significantly academic and human learning
process.
The project has been applied from April to June 2016 at Escola Estadual Quintino Vargas,
located in Joao Pinheiro, MG. Three classes of 12th grade were involved, a total of 102
students. The material that was prepared had as its approach themes such as conductors
and dieletrics, electrization processes (contact, friction and electrostatic), Coulomb Law,
Electric Field and Spike Effect. Each didactic module incorporated issues that aimed to
relate the scientific knowledge to the students day. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Mestrado Profissionalizante | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|