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Título : Curso online de língua inglesa no Instituto Federal de Brasília : uma proposta didática à luz do interacionismo sociodiscursivo, dos multiletramentos e da multimodalidade
Autor : Borba, Victor Henrique Rodrigues de
Orientador(es):: Camargo, Gladys Plens de Quevedo Pereira de
Assunto:: Cursos online
Multimodalidade
Letramento digital
Ensino a distância
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília
Cursos - desenvolvimento
Fecha de publicación : 18-ene-2024
Citación : BORBA, Victor Henrique Rodrigues de. Curso online de língua inglesa no Instituto Federal de Brasília: uma proposta didática à luz do interacionismo sociodiscursivo, dos multiletramentos e da multimodalidade.. 2023. 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumen : Esta pesquisa tem por objetivo geral propor um curso online de inglês básico para viagens, baseado no interacionismo sociodiscursivo, nos multiletramentos e na multimodalidade, para ser implementado no Instituto Federal de Brasília (IFB). No que tange aos objetivos específicos, este trabalho busca identificar os aspectos didático-pedagógicos inseridos no arcabouço teórico da pesquisa, estabelecer as conexões teóricos/formais da pesquisa, com o enfoque no aperfeiçoamento linguístico-discursivo, na interação entre os pares e no desenvolvimento sociocultural, e analisar os documentos formais que subsidiam a construção do plano pedagógico de curso de formação inicial e continuada (FIC) no IFB. A pesquisa possui as bases teóricas do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART; MACHADO, 2004; BRONCKART, 2006; QUEVEDO-CAMARGO, 2007; BARROSO, 2011; VEÇOSSI, 2014), dos multiletramentos, da multimodalidade e dos letramentos digitais (MORAN; MASETTO; BEHRENS, 2006; COSCARELLI; RIBEIRO, 2007; LANKSHEAR; KNOBEL, 2008; ROJO, 2009, 2012; BARTON; LEE, 2015; COPE; KALANTZIS, 2016; DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016), do design de curso de línguas (NATION; MACALISTER, 2010; KOSTKA; BUNNING, 2018), e do ensino baseado em tarefas (WILLIS, 1996; ELLIS, 2003, 2018; NUNAN, 2003; WILLIS; WILLIS, 2007; LONG, 2015). Este trabalho está estruturado de acordo com os seguintes parâmetros metodológicos: natureza teórica, abordagem qualitativa, método interpretativista, objetivo exploratório e pesquisas bibliográfica e documental (MOITA LOPES, 1994; CHIZZOTTI, 1998; GIL, 2002, 2008; DENZIN; LINCOLN, 2006; SEVERINO, 2007; DEMO, 2011; FLICK, 2013; PRODANOV; FREITAS, 2013; LÜDKE; ANDRÉ, 2018). Além disso, a análise de conteúdo (BARDIN, 1977, 2011; KRIPPENDORF, 2004) é o método empregado para tratamento dos dados coletados na pesquisa. A estrutura da proposta didática desenhada de acordo com o design de curso de línguas, os planos de curso e de ensino criados em harmonia com os documentos formais e os modelos de aulas elaborados em consonância com o ensino baseado em tarefas, são alguns dos resultados desta pesquisa que visam a criação e a oferta de novos cursos de idiomas no formato remoto pelo Instituto Federal de Brasília (IFB).
Abstract: The main objective of this research is to propose an online course of basic English for travel, based on sociodiscursive interactionism, multiliteracies and multimodality, to be implemented in the Federal Institute of Brasilia (IFB). Regarding the specific objectives, this work seeks to identify the didactic-pedagogical aspects inserted in the theoretical framework of the research, establish the theoretical/formal connections of the research, with a focus on linguistic-discursive improvement, peer interaction and sociocultural development, and analyze the formal documents that subsidize the construction of the pedagogical plan of the initial and continuing education course (FIC) in IFB. The research has the theoretical bases of sociodiscursive interactionism (BRONCKART; MACHADO, 2004; BRONCKART, 2006; QUEVEDO-CAMARGO, 2007; BARROSO, 2011; VEÇOSSI, 2014), multiliteracies, multimodality and digital literacies (MORAN; MASETTO; BEHRENS, 2006; COSCARELLI; RIBEIRO, 2007; LANKSHEAR; KNOBEL, 2008; ROJO, 2009, 2012; BARTON; LEE, 2015; COPE; KALANTZIS, 2016; DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016), language curriculum design (NATION; MACALISTER, 2010; KOSTKA; BUNNING, 2018), and task-based language teaching (WILLIS, 1996; ELLIS, 2003, 2018; NUNAN, 2003; WILLIS; WILLIS, 2007; LONG, 2015). This work is structured according to the following methodological parameters: theoretical nature, qualitative approach, interpretivist method, exploratory objective, and bibliographic and documentary research (MOITA LOPES, 1994; CHIZZOTTI, 1998; GIL, 2002, 2008; DENZIN; LINCOLN, 2006; SEVERINO, 2007; DEMO, 2011; FLICK, 2013; PRODANOV; FREITAS, 2013; LÜDKE; ANDRÉ, 2018). In addition, content analysis (BARDIN, 1977, 2011; KRIPPENDORF, 2004) is the method used to treat the collected research data. The framework of the didactic proposal designed according to the language curriculum design, the course and teaching plans created in harmony with the formal documents and the models of classes elaborated in consonance with the task-based language teaching are some of the results of this research that aim at the creation and offer of new language courses in the remote format by the Federal Institute of Brasilia (IFB).
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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