Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Camargo, Gladys Plens de Quevedo Pereira de | pt_BR |
dc.contributor.author | Borba, Victor Henrique Rodrigues de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-18T20:47:19Z | - |
dc.date.available | 2024-01-18T20:47:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-18 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-21 | - |
dc.identifier.citation | BORBA, Victor Henrique Rodrigues de. Curso online de língua inglesa no Instituto Federal de Brasília: uma proposta didática à luz do interacionismo sociodiscursivo, dos multiletramentos e da multimodalidade.. 2023. 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47369 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem por objetivo geral propor um curso online de inglês básico para viagens,
baseado no interacionismo sociodiscursivo, nos multiletramentos e na multimodalidade, para ser
implementado no Instituto Federal de Brasília (IFB). No que tange aos objetivos específicos, este
trabalho busca identificar os aspectos didático-pedagógicos inseridos no arcabouço teórico da
pesquisa, estabelecer as conexões teóricos/formais da pesquisa, com o enfoque no aperfeiçoamento
linguístico-discursivo, na interação entre os pares e no desenvolvimento sociocultural, e analisar os
documentos formais que subsidiam a construção do plano pedagógico de curso de formação inicial
e continuada (FIC) no IFB. A pesquisa possui as bases teóricas do interacionismo sociodiscursivo
(BRONCKART; MACHADO, 2004; BRONCKART, 2006; QUEVEDO-CAMARGO, 2007;
BARROSO, 2011; VEÇOSSI, 2014), dos multiletramentos, da multimodalidade e dos letramentos
digitais (MORAN; MASETTO; BEHRENS, 2006; COSCARELLI; RIBEIRO, 2007;
LANKSHEAR; KNOBEL, 2008; ROJO, 2009, 2012; BARTON; LEE, 2015; COPE;
KALANTZIS, 2016; DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016), do design de curso de línguas
(NATION; MACALISTER, 2010; KOSTKA; BUNNING, 2018), e do ensino baseado em tarefas
(WILLIS, 1996; ELLIS, 2003, 2018; NUNAN, 2003; WILLIS; WILLIS, 2007; LONG, 2015). Este
trabalho está estruturado de acordo com os seguintes parâmetros metodológicos: natureza teórica,
abordagem qualitativa, método interpretativista, objetivo exploratório e pesquisas bibliográfica e
documental (MOITA LOPES, 1994; CHIZZOTTI, 1998; GIL, 2002, 2008; DENZIN; LINCOLN,
2006; SEVERINO, 2007; DEMO, 2011; FLICK, 2013; PRODANOV; FREITAS, 2013; LÜDKE;
ANDRÉ, 2018). Além disso, a análise de conteúdo (BARDIN, 1977, 2011; KRIPPENDORF, 2004)
é o método empregado para tratamento dos dados coletados na pesquisa. A estrutura da proposta
didática desenhada de acordo com o design de curso de línguas, os planos de curso e de ensino
criados em harmonia com os documentos formais e os modelos de aulas elaborados em consonância
com o ensino baseado em tarefas, são alguns dos resultados desta pesquisa que visam a criação e a
oferta de novos cursos de idiomas no formato remoto pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Curso online de língua inglesa no Instituto Federal de Brasília : uma proposta didática à luz do interacionismo sociodiscursivo, dos multiletramentos e da multimodalidade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cursos online | pt_BR |
dc.subject.keyword | Multimodalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento digital | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cursos - desenvolvimento | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The main objective of this research is to propose an online course of basic English for travel,
based on sociodiscursive interactionism, multiliteracies and multimodality, to be implemented in
the Federal Institute of Brasilia (IFB). Regarding the specific objectives, this work seeks to identify
the didactic-pedagogical aspects inserted in the theoretical framework of the research, establish the
theoretical/formal connections of the research, with a focus on linguistic-discursive improvement,
peer interaction and sociocultural development, and analyze the formal documents that subsidize
the construction of the pedagogical plan of the initial and continuing education course (FIC) in IFB.
The research has the theoretical bases of sociodiscursive interactionism (BRONCKART;
MACHADO, 2004; BRONCKART, 2006; QUEVEDO-CAMARGO, 2007; BARROSO, 2011;
VEÇOSSI, 2014), multiliteracies, multimodality and digital literacies (MORAN; MASETTO;
BEHRENS, 2006; COSCARELLI; RIBEIRO, 2007; LANKSHEAR; KNOBEL, 2008; ROJO,
2009, 2012; BARTON; LEE, 2015; COPE; KALANTZIS, 2016; DUDENEY; HOCKLY;
PEGRUM, 2016), language curriculum design (NATION; MACALISTER, 2010; KOSTKA;
BUNNING, 2018), and task-based language teaching (WILLIS, 1996; ELLIS, 2003, 2018;
NUNAN, 2003; WILLIS; WILLIS, 2007; LONG, 2015). This work is structured according to the
following methodological parameters: theoretical nature, qualitative approach, interpretivist
method, exploratory objective, and bibliographic and documentary research (MOITA LOPES,
1994; CHIZZOTTI, 1998; GIL, 2002, 2008; DENZIN; LINCOLN, 2006; SEVERINO, 2007;
DEMO, 2011; FLICK, 2013; PRODANOV; FREITAS, 2013; LÜDKE; ANDRÉ, 2018). In
addition, content analysis (BARDIN, 1977, 2011; KRIPPENDORF, 2004) is the method used to
treat the collected research data. The framework of the didactic proposal designed according to the
language curriculum design, the course and teaching plans created in harmony with the formal
documents and the models of classes elaborated in consonance with the task-based language
teaching are some of the results of this research that aim at the creation and offer of new language
courses in the remote format by the Federal Institute of Brasilia (IFB). | en |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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