http://repositorio.unb.br/handle/10482/47079
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Título : | A educação do campo no IFPA de Castanhal : reflexões sobre as contribuições dos egressos do PRONERA às novas lógicas para a promoção do desenvolvimento territorial rural na região do Nordeste paraense |
Autor : | Carvalho, Ângelo Rodrigues de |
Orientador(es):: | Molina, Mônica Castagna |
Assunto:: | Educação do campo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Brasil) Desenvolvimento rural Práxis pedagógica |
Fecha de publicación : | 21-dic-2023 |
Data de defesa:: | 11-abr-2023 |
Citación : | CARVALHO, Ângelo Rodrigues de. A educação do campo no IFPA de Castanhal: reflexões sobre as contribuições dos egressos do PRONERA às novas lógicas para a promoção do desenvolvimento territorial rural na região do Nordeste paraense. 2023. 272 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumen : | Defende-se a Tese de que o projeto de educação da Educação do Campo, a partir de sua práxis pedagógica adotada pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA cria possibilidades reais de um novo modelo de Desenvolvimento Territorial Rural, que consequentemente se alinha a história e ao modo de vida dos sujeitos coletivos do campo, das águas e das florestas. Nestes termos, o objetivo central da Tese em questão é realizar a análise das possíveis contribuições das práticas socioeducativas do PRONERA ao processo de construção de um novo modelo de Desenvolvimento Territorial Rural na região do Nordeste Paraense. Adotou-se como marco teórico as contribuições de Fernandes (2016), para quem o desenvolvimento do campesinato só pode ser gerado a partir de estratégias e resistências produzidas no território. Em Silva (2018) a concepção de educação se fundamenta enquanto trabalho educativo que visa produzir em si os elementos e os recursos necessários para a existência profícua de uma sociedade historicamente situada. Nestes termos, não há Desenvolvimento Territorial Rural sem a produção de uma educação campesina, assim como para que haja a construção da Educação do Campo é necessário a construção de um outro modelo de desenvolvimento de campo e de agricultura, em conjunto com os sujeitos coletivos. Portanto, olhar para os Movimentos Sociais e o PRONERA nessa perspectiva, como afirma Caldart (2004) é compreender a dimensão sociocultural dos principais processos que constituem a dinâmica da Educação do Campo. No que tange a metodologia utilizada, além da realização de um DRP – Diagnóstico Rápido Participativo, das pesquisas bibliográficas, também foi desenvolvida entrevistas semiestruturadas, com a aplicação de perguntas abertas. Desta forma, como resultado da pesquisa, pode-se afirmar que o PRONERA é uma ferramenta estratégica que pode servir aos sujeitos coletivos do campo, das águas e das florestas como arcabouço teórico e prático no desafio aos avanços do capitalagronegócio e na promoção de um Desenvolvimento Territorial Rural, que entenda o homem na sua totalidade, os seja, que o campesinato é parte integrante da natureza, pois quando se fala em desenvolvimento, refere-se à sua multidimensionalidade, logo, quando se busca e se pensa no desenvolvimento da agricultura, não se pode esquecer da educação que se faz necessária para que um desenvolvimento territorial ocorra. |
Abstract: | This work defends the thesis that the educational project of Rural Education, from its pedagogical praxis adopted by the National Program of Education in Agrarian Reform – PRONERA, creates real possibilities of a new model of Rural Territorial Development, which is consequently aligned with the history and the way of life of the collective subjects of the countryside, the waters and the forests. In these terms, the central objective of the thesis is to analyze the possible contributions of the PRONERA's socio-educational practices to the process of building a new model of Rural Territorial Development in the Northeast region of Pará. As theoretical framework, it was adopted the contributions of Fernandes (2016), for whom the development of the peasantry can only be generated from strategies and resistance produced in the territory. In Silva (2018), the conception of education is based on educational work that aims to produce in itself the elements and resources necessary for the productive existence of a historically situated society. Thus, there is no Rural Territorial Development without the production of a peasant education, and for there to be the construction of Rural Education it is necessary the construction of another development model for the countryside and the agriculture, along with the collective subjects. Therefore, looking at the Social Movements and the PRONERA in this perspective, as Caldart (2004) states, is to understand the sociocultural dimension of the main processes that constitute the dynamics of rural education. Regarding the methodology used, besides the realization of a Rapid Participatory Diagnosis, and bibliographic research, semi-structured interviews were also developed, with the application of open questions. Hence, as a result of the research, one can affirm that the PRONERA is a strategic tool that can serve the collective subjects of the countryside, the waters and the forests as a theoretical and practical framework to challenge the advances of capital-agribusiness and the promotion of Rural Territorial Development, that understands Man in his totality, that is, that peasants are an integral part of nature, for when one speaks of development, they refer to its multidimensionality, therefore, when one seeks and thinks about the development, they cannot forget the necessary education for a territorial development to occur. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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