Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Molina, Mônica Castagna | pt_BR |
dc.contributor.author | Carvalho, Ângelo Rodrigues de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-21T21:43:21Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T21:43:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-21 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-11 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Ângelo Rodrigues de. A educação do campo no IFPA de Castanhal: reflexões sobre as contribuições dos egressos do PRONERA às novas lógicas para a promoção do desenvolvimento territorial rural na região do Nordeste paraense. 2023. 272 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47079 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Defende-se a Tese de que o projeto de educação da Educação do Campo, a partir de sua
práxis pedagógica adotada pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária –
PRONERA cria possibilidades reais de um novo modelo de Desenvolvimento Territorial
Rural, que consequentemente se alinha a história e ao modo de vida dos sujeitos coletivos do
campo, das águas e das florestas. Nestes termos, o objetivo central da Tese em questão é
realizar a análise das possíveis contribuições das práticas socioeducativas do PRONERA ao
processo de construção de um novo modelo de Desenvolvimento Territorial Rural na região
do Nordeste Paraense. Adotou-se como marco teórico as contribuições de Fernandes (2016),
para quem o desenvolvimento do campesinato só pode ser gerado a partir de estratégias e
resistências produzidas no território. Em Silva (2018) a concepção de educação se fundamenta
enquanto trabalho educativo que visa produzir em si os elementos e os recursos necessários
para a existência profícua de uma sociedade historicamente situada. Nestes termos, não há
Desenvolvimento Territorial Rural sem a produção de uma educação campesina, assim como
para que haja a construção da Educação do Campo é necessário a construção de um outro
modelo de desenvolvimento de campo e de agricultura, em conjunto com os sujeitos
coletivos. Portanto, olhar para os Movimentos Sociais e o PRONERA nessa perspectiva,
como afirma Caldart (2004) é compreender a dimensão sociocultural dos principais processos
que constituem a dinâmica da Educação do Campo. No que tange a metodologia utilizada,
além da realização de um DRP – Diagnóstico Rápido Participativo, das pesquisas
bibliográficas, também foi desenvolvida entrevistas semiestruturadas, com a aplicação de
perguntas abertas. Desta forma, como resultado da pesquisa, pode-se afirmar que o
PRONERA é uma ferramenta estratégica que pode servir aos sujeitos coletivos do campo, das
águas e das florestas como arcabouço teórico e prático no desafio aos avanços do capitalagronegócio e na promoção de um Desenvolvimento Territorial Rural, que entenda o homem
na sua totalidade, os seja, que o campesinato é parte integrante da natureza, pois quando se
fala em desenvolvimento, refere-se à sua multidimensionalidade, logo, quando se busca e se
pensa no desenvolvimento da agricultura, não se pode esquecer da educação que se faz
necessária para que um desenvolvimento territorial ocorra. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A educação do campo no IFPA de Castanhal : reflexões sobre as contribuições dos egressos do PRONERA às novas lógicas para a promoção do desenvolvimento territorial rural na região do Nordeste paraense | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento rural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práxis pedagógica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work defends the thesis that the educational project of Rural Education, from its
pedagogical praxis adopted by the National Program of Education in Agrarian Reform –
PRONERA, creates real possibilities of a new model of Rural Territorial Development, which
is consequently aligned with the history and the way of life of the collective subjects of the
countryside, the waters and the forests. In these terms, the central objective of the thesis is to
analyze the possible contributions of the PRONERA's socio-educational practices to the
process of building a new model of Rural Territorial Development in the Northeast region of
Pará. As theoretical framework, it was adopted the contributions of Fernandes (2016), for
whom the development of the peasantry can only be generated from strategies and resistance
produced in the territory. In Silva (2018), the conception of education is based on educational
work that aims to produce in itself the elements and resources necessary for the productive
existence of a historically situated society. Thus, there is no Rural Territorial Development
without the production of a peasant education, and for there to be the construction of Rural
Education it is necessary the construction of another development model for the countryside
and the agriculture, along with the collective subjects. Therefore, looking at the Social
Movements and the PRONERA in this perspective, as Caldart (2004) states, is to understand
the sociocultural dimension of the main processes that constitute the dynamics of rural
education. Regarding the methodology used, besides the realization of a Rapid Participatory
Diagnosis, and bibliographic research, semi-structured interviews were also developed, with
the application of open questions. Hence, as a result of the research, one can affirm that the
PRONERA is a strategic tool that can serve the collective subjects of the countryside, the
waters and the forests as a theoretical and practical framework to challenge the advances of
capital-agribusiness and the promotion of Rural Territorial Development, that understands
Man in his totality, that is, that peasants are an integral part of nature, for when one speaks of
development, they refer to its multidimensionality, therefore, when one seeks and thinks
about the development, they cannot forget the necessary education for a territorial
development to occur. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|