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Title: Andar com fé eu vou : interfaces entre escola pública do ensino fundamental e religião na periferia de Brasília
Authors: Roza Pinel, Walace
Orientador(es):: Rêses, Erlando da Silva
Assunto:: Educação pública
Periferias urbanas
Religião
Issue Date: 25-Mar-2022
Citation: ROZA PINEL, Walace. Andar com fé eu vou: interfaces entre escola pública do ensino fundamental e religião na periferia de Brasília. 2021. 224 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Abstract: Esta tese analisa a influência do crescimento do número de igrejas nos espaços próximos às escolas públicas, e suas relações com a comunidade escolar de Sobradinho II, Região Administrativa do Distrito Federal. Procuramos, ao longo da pesquisa, compreender a presença expressiva de comunidades evangélicas nessa região, analisando a história, as contradições e as possibilidades de diálogos nesse território urbano periférico, demarcado socialmente enquanto um lugar de desigualdades, exclusão e abandono, especialmente considerando as políticas públicas para a Educação Básica, e bem-estar das crianças, dos jovens e dos adolescentes locais. Desse modo, analisamos como a comunidade escolar estabelece suas relações sociais numa área onde o pensamento religioso conservador é predominante. Com isso, utilizamos, enquanto teoria do conhecimento, o Materialismo Histórico Dialético – MHD e a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, seu alicerce pedagógico. Realizou-se três entrevistas semiestruturadas, sendo uma pastora, liderança religiosa local e também servidora da escola, uma coordenadora pedagógica e uma professora, de modo a perfazer três grupos diferenciados de posições para a análise dos dados. Na sequência, realizamos análise documental, geográfica e bibliográfica enquanto instrumentos a possibilitar a participação das pessoas da comunidade escolar local. A intencionalidade deste trabalho consiste na árdua tarefa de problematizar o contexto econômico-social e histórico-cultural para possibilitar que estudantes da periferia possam acessar os conhecimentos construídos historicamente por meio das ciências humanas, exatas e naturais. Assim, por meio da Educação Básica, ele consiste na perspectiva de que estudantes e comunidade ao redor da escola pública possam se fortalecer de saberes e instrumentos de modo a superar as assimetrias propositais, de uma sociedade capitalista periférica, a qual se torna gradualmente naturalizada e socialmente aceita – por meio de uma ideologia conservadora propagada nas igrejas, ajustada às necessidades do ultraliberalismo, assentado nos princípios da exclusão e marginalização de uma classe social. A confirmação desta pesquisa é a de que houve o avanço dos grupos evangélicos, em especial, dos neopentecostais, junto às periferias urbanas no Distrito Federal, causando impactos na escola pública, em seu dia a dia escolar. Com isso, após um longo período hegemônico da igreja católica nos rumos da educação formal no Brasil, percebe-se a emergência política, com repercussões pedagógicas, dos evangélicos das chamadas “igrejas de massa”, vinculadas à Teologia da Prosperidade, enquanto doutrina filosófica-teológica-política. Por meio de uma inserção no campo ao longo da pesquisa se pôde compreender em que medida essa influência pode ser percebida no cotidiano escolar, alertando e aprofundando a permanente e intransigente vigilância por parte da sociedade civil, do Estado e da academia na defesa incondicional da laicidade da educação pública. Diante do cenário político pós-2018, trata-se de uma tarefa corajosa e necessária empreender esforços ao desvelar a materialidade do “chão da escola”, enquanto espaço de constante e ininterrupta disputa de narrativas político-científicas, e por que não religiosas, tendo em vista que os chamados temas tabus ligados à discussão de gênero, às políticas reprodutivas, e à racialidade ainda emergem enquanto lugares de resistência e contra hegemonia no espaço da Educação Básica.
Abstract: This thesis analyzes the influence of the growth in the number of churches in spaces close to public schools, and its relations with the school community of Sobradinho II, Administrative Region of the Federal District. Throughout the research, we sought to understand the expressive presence of evangelical communities in this region, analyzing the history, contradictions and possibilities of dialogues in this peripheral urban territory, socially demarcated as a place of inequalities, exclusion and abandonment, especially considering public policies for Basic Education, and the well-being of local children, youth and adolescents. Thus, we analyze how the school community establishes its social relationships in an area where conservative religious thinking is predominant. Thus, we use, as a theory of knowledge, the Dialectical Historical Materialism – MHD and the perspective of Historical-Critical Pedagogy, its pedagogical foundation. Three semi-structured interviews were carried out, being a pastor, local religious leader and also a school servant, a pedagogical coordinator and a teacher, in order to complete three different groups of positions for data analysis. Next, we carried out documentary, geographic and bibliographic analysis as instruments to enable the participation of people from the local school community. The intention of this work consists of the arduous task of problematizing the economic-social and historical-cultural context to enable students from the periphery to access knowledge historically constructed through human, exact and natural sciences. Thus, through Basic Education, it consists of the perspective that students and the community around the public school can strengthen their knowledge and instruments in order to overcome the purposeful asymmetries of a peripheral capitalist society, which gradually becomes naturalized and socially accepted – through a conservative ideology propagated in the churches, adjusted to the needs of ultraliberalism, based on the principles of exclusion and marginalization of a social class. The confirmation of this research is that there was an advance of evangelical groups, especially the neo-Pentecostals, along the urban outskirts of the Federal District, causing impacts on public schools, in their daily life at school. Thus, after a long hegemonic period of the Catholic Church in the direction of formal education in Brazil, the political emergence, with pedagogical repercussions, of evangelicals of the so-called “mass churches”, linked to the Theology of Prosperity, as a philosophical doctrine, is perceived. theological-political. Through an insertion in the field throughout the research, it was possible to understand to what extent this influence can be perceived in daily school life, alerting and deepening the permanent and uncompromising vigilance by civil society, the State and academia in the unconditional defense of secularism of public education. Given the post-2018 political scenario, it is a courageous and necessary task to undertake efforts to unveil the materiality of the "school floor", as a space of constant and uninterrupted dispute of political-scientific narratives, and why not religious, having considering that the so-called taboo themes linked to the discussion of gender, reproductive policies, and raciality still emerge as places of resistance and against hegemony in the space of Basic Education.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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