Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rêses, Erlando da Silva | - |
dc.contributor.author | Roza Pinel, Walace | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-25T22:19:18Z | - |
dc.date.available | 2022-03-25T22:19:18Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-25 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-17 | - |
dc.identifier.citation | ROZA PINEL, Walace. Andar com fé eu vou: interfaces entre escola pública do ensino fundamental e religião na periferia de Brasília. 2021. 224 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43150 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese analisa a influência do crescimento do número de igrejas nos espaços próximos às
escolas públicas, e suas relações com a comunidade escolar de Sobradinho II, Região
Administrativa do Distrito Federal. Procuramos, ao longo da pesquisa, compreender a presença
expressiva de comunidades evangélicas nessa região, analisando a história, as contradições e
as possibilidades de diálogos nesse território urbano periférico, demarcado socialmente
enquanto um lugar de desigualdades, exclusão e abandono, especialmente considerando as
políticas públicas para a Educação Básica, e bem-estar das crianças, dos jovens e dos
adolescentes locais. Desse modo, analisamos como a comunidade escolar estabelece suas
relações sociais numa área onde o pensamento religioso conservador é predominante. Com isso,
utilizamos, enquanto teoria do conhecimento, o Materialismo Histórico Dialético – MHD e a
perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, seu alicerce pedagógico. Realizou-se três
entrevistas semiestruturadas, sendo uma pastora, liderança religiosa local e também servidora
da escola, uma coordenadora pedagógica e uma professora, de modo a perfazer três grupos
diferenciados de posições para a análise dos dados. Na sequência, realizamos análise
documental, geográfica e bibliográfica enquanto instrumentos a possibilitar a participação das
pessoas da comunidade escolar local. A intencionalidade deste trabalho consiste na árdua tarefa
de problematizar o contexto econômico-social e histórico-cultural para possibilitar que estudantes
da periferia possam acessar os conhecimentos construídos historicamente por meio das ciências
humanas, exatas e naturais. Assim, por meio da Educação Básica, ele consiste na perspectiva
de que estudantes e comunidade ao redor da escola pública possam se fortalecer de saberes e
instrumentos de modo a superar as assimetrias propositais, de uma sociedade capitalista
periférica, a qual se torna gradualmente naturalizada e socialmente aceita – por meio de uma
ideologia conservadora propagada nas igrejas, ajustada às necessidades do ultraliberalismo,
assentado nos princípios da exclusão e marginalização de uma classe social. A confirmação
desta pesquisa é a de que houve o avanço dos grupos evangélicos, em especial, dos
neopentecostais, junto às periferias urbanas no Distrito Federal, causando impactos na escola
pública, em seu dia a dia escolar. Com isso, após um longo período hegemônico da igreja católica
nos rumos da educação formal no Brasil, percebe-se a emergência política, com repercussões
pedagógicas, dos evangélicos das chamadas “igrejas de massa”, vinculadas à Teologia da
Prosperidade, enquanto doutrina filosófica-teológica-política. Por meio de uma inserção no
campo ao longo da pesquisa se pôde compreender em que medida essa influência pode ser
percebida no cotidiano escolar, alertando e aprofundando a permanente e intransigente vigilância
por parte da sociedade civil, do Estado e da academia na defesa incondicional da laicidade da
educação pública. Diante do cenário político pós-2018, trata-se de uma tarefa corajosa e
necessária empreender esforços ao desvelar a materialidade do “chão da escola”, enquanto
espaço de constante e ininterrupta disputa de narrativas político-científicas, e por que não
religiosas, tendo em vista que os chamados temas tabus ligados à discussão de gênero, às
políticas reprodutivas, e à racialidade ainda emergem enquanto lugares de resistência e contra
hegemonia no espaço da Educação Básica. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Andar com fé eu vou : interfaces entre escola pública do ensino fundamental e religião na periferia de Brasília | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Periferias urbanas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Religião | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis analyzes the influence of the growth in the number of churches in spaces close to
public schools, and its relations with the school community of Sobradinho II, Administrative
Region of the Federal District. Throughout the research, we sought to understand the expressive
presence of evangelical communities in this region, analyzing the history, contradictions and
possibilities of dialogues in this peripheral urban territory, socially demarcated as a place of
inequalities, exclusion and abandonment, especially considering public policies for Basic
Education, and the well-being of local children, youth and adolescents. Thus, we analyze how the
school community establishes its social relationships in an area where conservative religious
thinking is predominant. Thus, we use, as a theory of knowledge, the Dialectical Historical
Materialism – MHD and the perspective of Historical-Critical Pedagogy, its pedagogical
foundation. Three semi-structured interviews were carried out, being a pastor, local religious
leader and also a school servant, a pedagogical coordinator and a teacher, in order to complete
three different groups of positions for data analysis. Next, we carried out documentary, geographic
and bibliographic analysis as instruments to enable the participation of people from the local
school community. The intention of this work consists of the arduous task of problematizing the
economic-social and historical-cultural context to enable students from the periphery to access
knowledge historically constructed through human, exact and natural sciences. Thus, through
Basic Education, it consists of the perspective that students and the community around the public
school can strengthen their knowledge and instruments in order to overcome the purposeful
asymmetries of a peripheral capitalist society, which gradually becomes naturalized and socially
accepted – through a conservative ideology propagated in the churches, adjusted to the needs
of ultraliberalism, based on the principles of exclusion and marginalization of a social class. The
confirmation of this research is that there was an advance of evangelical groups, especially the
neo-Pentecostals, along the urban outskirts of the Federal District, causing impacts on public
schools, in their daily life at school. Thus, after a long hegemonic period of the Catholic Church
in the direction of formal education in Brazil, the political emergence, with pedagogical
repercussions, of evangelicals of the so-called “mass churches”, linked to the Theology of
Prosperity, as a philosophical doctrine, is perceived. theological-political. Through an insertion in
the field throughout the research, it was possible to understand to what extent this influence can
be perceived in daily school life, alerting and deepening the permanent and uncompromising
vigilance by civil society, the State and academia in the unconditional defense of secularism of
public education. Given the post-2018 political scenario, it is a courageous and necessary task to
undertake efforts to unveil the materiality of the "school floor", as a space of constant and
uninterrupted dispute of political-scientific narratives, and why not religious, having considering
that the so-called taboo themes linked to the discussion of gender, reproductive policies, and
raciality still emerge as places of resistance and against hegemony in the space of Basic
Education. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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