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Título: A construção do planejamento estratégico em uma escola de magistratura : concepções e práticas
Autor(es): Santos, Lídia Ribeiro dos
Orientador(es): Machado, Liliane Campos
Assunto: Formação de magistrados da Justiça Militar da União (JMU)
ENAJUM (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União)
Planejamento estratégico
Data de publicação: 29-Jun-2020
Referência: SANTOS, Lídia Ribeiro dos. A construção do planejamento estratégico em uma escola de magistratura : concepções e práticas. 2019. 86 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Pesquisa vinculada ao curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Modalidade Profissional (PPGEMP), da Faculdade de Educação (FE), da Universidade de Brasília (UNB), e à linha de pesquisa: Processos Formativos e Profissionalidades. Com “A Construção do Planejamento Estratégico em uma Escola de Magistratura: Concepções e Práticas”, propomos um debate crítico e uma pesquisa fundamentada na ação-reflexão-ação. Tem-se as ferramentas do planejamento estratégico como base para construção da resposta para a problemática dessa investigação: como foi e/ou está sendo implantada/implementada a organização pedagógica da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (Enajum), no que se refere ao seu planejamento estratégico? Tal inquietação se justifica por considerar que sua criação data de dezembro de 2015. Como questões correlatas apresentamos: Quais as perspectivas de formação da escola? Quais são as potencialidades e fragilidades da escola na percepção dos sujeitos envolvidos nos processos formativos? Quais são os princípios que norteiam a prática pedagógica da escola? Sabendo-se que a escola deve garantir o desenvolvimento de capacidades e habilidades que poderão possibilitar, significativamente, aperfeiçoamento do trabalho pedagógico na formação de magistrados, construímos o objetivo central: analisar como foi e/ou está sendo implantada/implementada a organização pedagógica da Enajum, no que se refere ao seu planejamento estratégico. Os autores que fundamentam esse trabalho são Armytage (2015), Piragibe (2015), Silveira (2001), bem como Oliveira e Machado (2017). A pesquisa tem como percurso metodológico uma abordagem, predominantemente, qualitativa, optando pela pesquisa-ação como metodologia. Os principais achados foram: a falta de um documento oficial equivalente ao planejamento estratégico definido pela escola, tendo, como produto final desta pesquisa, a proposição de um planejamento estratégico em conjunto com os magistrados e a gestão da Enajum avaliado e validado pela escola.
Abstract: Research linked to the Professional Master's Degree in Education of the PPGE-FE, at the University of Brasília. Line of Research: Formative Processes and Professionalities. With "The Construction of Strategic Planning in a School of Judiciary: Conceptions and Practices" we propose a critical debate, a research based on action-reflection-action. Are the tools of strategic planning as a basis for constructing the answer to the problem of this research, how was and is being implemented / implemented the pedagogical organization of Enajum, with regard to its strategic planning? This concern is justified considering that its creation dates from December 2015. As related issues, we present: What are the prospects of formation of the school? What are the potentialities and weaknesses of the school in the perception of the subjects involved in the formative processes of the school? What are the principles that guide your pedagogical practice in school? Knowing that the school must guarantee the development of capacities and abilities that can significantly improve the pedagogical work in the training of magistrates, we have built the central objective: to analyze how the pedagogical organization of Enajum was and is being implemented / implemented, with regard to its strategic planning. The authors who base this work are Armytage (2015), Piragibe (2015), Silveira (2001) as well as Oliveira and Machado (2017). The research has as methodological path a predominantly qualitative approach opting for action research as methodology. The main findings were: the lack of an official document equivalent to the strategic planning defined by the school, with the final product of this research being the proposal of a strategic planning jointly with the magistrates and the management of Enajum evaluated and validated by the school.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
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