Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Machado, Liliane Campos | - |
dc.contributor.author | Santos, Lídia Ribeiro dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-29T22:37:36Z | - |
dc.date.available | 2020-06-29T22:37:36Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-29 | - |
dc.date.submitted | 2019-07-09 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Lídia Ribeiro dos. A construção do planejamento estratégico em uma escola de magistratura : concepções e práticas. 2019. 86 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38438 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Pesquisa vinculada ao curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação
Modalidade Profissional (PPGEMP), da Faculdade de Educação (FE), da Universidade de
Brasília (UNB), e à linha de pesquisa: Processos Formativos e Profissionalidades. Com “A
Construção do Planejamento Estratégico em uma Escola de Magistratura: Concepções e
Práticas”, propomos um debate crítico e uma pesquisa fundamentada na ação-reflexão-ação.
Tem-se as ferramentas do planejamento estratégico como base para construção da resposta para
a problemática dessa investigação: como foi e/ou está sendo implantada/implementada a
organização pedagógica da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados
da Justiça Militar da União (Enajum), no que se refere ao seu planejamento estratégico? Tal
inquietação se justifica por considerar que sua criação data de dezembro de 2015. Como
questões correlatas apresentamos: Quais as perspectivas de formação da escola? Quais são as
potencialidades e fragilidades da escola na percepção dos sujeitos envolvidos nos processos
formativos? Quais são os princípios que norteiam a prática pedagógica da escola? Sabendo-se
que a escola deve garantir o desenvolvimento de capacidades e habilidades que poderão
possibilitar, significativamente, aperfeiçoamento do trabalho pedagógico na formação de
magistrados, construímos o objetivo central: analisar como foi e/ou está sendo
implantada/implementada a organização pedagógica da Enajum, no que se refere ao seu
planejamento estratégico. Os autores que fundamentam esse trabalho são Armytage (2015),
Piragibe (2015), Silveira (2001), bem como Oliveira e Machado (2017). A pesquisa tem como
percurso metodológico uma abordagem, predominantemente, qualitativa, optando pela
pesquisa-ação como metodologia. Os principais achados foram: a falta de um documento oficial
equivalente ao planejamento estratégico definido pela escola, tendo, como produto final desta
pesquisa, a proposição de um planejamento estratégico em conjunto com os magistrados e a
gestão da Enajum avaliado e validado pela escola. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A construção do planejamento estratégico em uma escola de magistratura : concepções e práticas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação de magistrados da Justiça Militar da União (JMU) | pt_BR |
dc.subject.keyword | ENAJUM (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Planejamento estratégico | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Research linked to the Professional Master's Degree in Education of the PPGE-FE, at the
University of Brasília. Line of Research: Formative Processes and Professionalities. With "The
Construction of Strategic Planning in a School of Judiciary: Conceptions and Practices" we
propose a critical debate, a research based on action-reflection-action. Are the tools of strategic
planning as a basis for constructing the answer to the problem of this research, how was and is
being implemented / implemented the pedagogical organization of Enajum, with regard to its
strategic planning? This concern is justified considering that its creation dates from December
2015. As related issues, we present: What are the prospects of formation of the school? What
are the potentialities and weaknesses of the school in the perception of the subjects involved in
the formative processes of the school? What are the principles that guide your pedagogical
practice in school? Knowing that the school must guarantee the development of capacities and
abilities that can significantly improve the pedagogical work in the training of magistrates, we
have built the central objective: to analyze how the pedagogical organization of Enajum was
and is being implemented / implemented, with regard to its strategic planning. The authors who
base this work are Armytage (2015), Piragibe (2015), Silveira (2001) as well as Oliveira and
Machado (2017). The research has as methodological path a predominantly qualitative
approach opting for action research as methodology. The main findings were: the lack of an
official document equivalent to the strategic planning defined by the school, with the final
product of this research being the proposal of a strategic planning jointly with the magistrates
and the management of Enajum evaluated and validated by the school. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|