Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/37985
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EVENTO_RecursosEducacionaisAbertura.pdf458,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Recursos educacionais e abertura : percepções e práticas docentes no ensino superior
Autor : Amiel, Tel
Mesquita, Robson
Oddone, Andre
Alexandre, Maria Esther
Miguel, Gabriela
Figueirôa, Maria de Fátima dos Santos
Assunto:: Recursos educacionais abertos (REA)
Prática de ensino
Ensino superior
Fecha de publicación : 2019
Editorial : Sociedade Brasileira de Computação
Citación : AMIEL, Tel et al. Recursos educacionais e abertura: percepções e práticas docentes no ensino superior. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 25., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: SBC, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.879. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/8588. Acesso em: 05 jun. 2020.
Resumen : Este artigo apresenta o resultado de um levantamento sobre práticas e percepções de docentes quanto aos recursos educacionais que utilizam em suas disciplinas. O estudo, conduzido em uma Faculdade de Educação, visou compreender como os formadores de professores buscam, produzem e disponibilizam seus recursos educacionais, e suas relações com Práticas e Recursos Educacionais Abertos (PEA/REA). Os resultados apontam que docentes fazem uso do espaço digital para encontrar e disponibilizar recursos educacionais, no entanto, apontam receios quanto ao uso e reuso de recursos de terceiros. Discutimos como esses e outros resultados podem levar a oportunidades de formação no âmbito da educação aberta.
Abstract: This article presents the result of a research project aimed at understanding the perceptions and practices of professors in regards to educational resources used in their classes. The study was conducted at a School of Education and aimed to understand how those who teach our future teachers search for, produce, and make available their educational resources, and how this relates to Open Educational Resources and Practices (OER/OEP). The results indicate that professors make extensive use of the digital space to find and make resources available, and weariness in regards to the use and reuse of resources from third parties. We discuss these and other results and how they can be used for professional development in the field of open education.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Licença:: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília pelo organizador do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE 2019) para disponibilizar, gratuitamente, o artigo “Recursos educacionais e abertura: percepções e práticas docentes no ensino superior” de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.
DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.879
Aparece en las colecciones: Trabalhos apresentados em evento

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/37985/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.