Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37985
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_RecursosEducacionaisAbertura.pdf458,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAmiel, Tel-
dc.contributor.authorMesquita, Robson-
dc.contributor.authorOddone, Andre-
dc.contributor.authorAlexandre, Maria Esther-
dc.contributor.authorMiguel, Gabriela-
dc.contributor.authorFigueirôa, Maria de Fátima dos Santos-
dc.date.accessioned2020-06-05T20:25:26Z-
dc.date.available2020-06-05T20:25:26Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationAMIEL, Tel et al. Recursos educacionais e abertura: percepções e práticas docentes no ensino superior. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 25., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: SBC, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.879. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/8588. Acesso em: 05 jun. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37985-
dc.description.abstractEste artigo apresenta o resultado de um levantamento sobre práticas e percepções de docentes quanto aos recursos educacionais que utilizam em suas disciplinas. O estudo, conduzido em uma Faculdade de Educação, visou compreender como os formadores de professores buscam, produzem e disponibilizam seus recursos educacionais, e suas relações com Práticas e Recursos Educacionais Abertos (PEA/REA). Os resultados apontam que docentes fazem uso do espaço digital para encontrar e disponibilizar recursos educacionais, no entanto, apontam receios quanto ao uso e reuso de recursos de terceiros. Discutimos como esses e outros resultados podem levar a oportunidades de formação no âmbito da educação aberta.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de Computaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRecursos educacionais e abertura : percepções e práticas docentes no ensino superiorpt_BR
dc.typeTrabalhopt_BR
dc.subject.keywordRecursos educacionais abertos (REA)pt_BR
dc.subject.keywordPrática de ensinopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília pelo organizador do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE 2019) para disponibilizar, gratuitamente, o artigo “Recursos educacionais e abertura: percepções e práticas docentes no ensino superior” de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.879pt_BR
dc.description.abstract1This article presents the result of a research project aimed at understanding the perceptions and practices of professors in regards to educational resources used in their classes. The study was conducted at a School of Education and aimed to understand how those who teach our future teachers search for, produce, and make available their educational resources, and how this relates to Open Educational Resources and Practices (OER/OEP). The results indicate that professors make extensive use of the digital space to find and make resources available, and weariness in regards to the use and reuse of resources from third parties. We discuss these and other results and how they can be used for professional development in the field of open education.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.