http://repositorio.unb.br/handle/10482/36806
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_LetíciaFernandaRodriguesdosAnjos.pdf | 2,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | O desaparecimento das abelhas : uma temática para o Ensino de Ciências |
Autor : | Anjos, Letícia Fernanda Rodrigues dos |
Orientador(es):: | Machado, Patrícia Fernandes Lootens |
Assunto:: | Intervenção didática Desaparecimento de abelhas Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) Alfabetização científica Abelha |
Fecha de publicación : | 5-feb-2020 |
Data de defesa:: | 5-jun-2019 |
Citación : | ANJOS, Letícia Fernanda Rodrigues dos. O desaparecimento das abelhas: uma temática para o Ensino de Ciências. 2019. 52 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumen : | Pesquisas em Ensino de Ciências ressaltam a relevância de se estabelecer relação entre o que se ensina na escola, o contexto de vida dos estudantes e o que eles já sabem. Nesse sentido, buscamos uma forma de despertar mais interesse dos estudantes e também de ressignificar a atuação docente, rompendo com o modelo de ensino focado somente no conceito. Nossa proposta de intervenção didática para o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental baseia-se na problematização sobre o desaparecimento das abelhas, possíveis causas e consequências desse fenômeno, em uma perspectiva de alfabetizar cientificamente. Realizamos uma Intervenção Didática de aproximadamente 24 horas/aula durante o mês de outubro de 2018 com estudantes do 5.º ano do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal, sobre a temática citada, relacionando-a a conceitos científicos, questões éticas, políticas, econômicas e ambientais, associando as relações CTS. Buscamos suporte teórico em Freire que traz como papel do professor o despertar da curiosidade do aluno, desafiando-os a querer ir além do que sabem. Portanto, buscamos responder ‘Em que medida uma proposta de intervenção didática para o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental, baseada na problematização sobre o desaparecimento das abelhas, pode contribuir para o processo de alfabetizar cientificamente estudantes do 5.o ano do ensino fundamental?’. Ao observarmos a motivação, a criatividade e o engajamento dos alunos na elaboração das atividades, consideramos que a abordagem temática foi um meio positivo de contextualizar os conceitos de relações ecológicas e cadeia alimentar, tendo como ganhos decorrentes não somente o aprendizado de Ciências, mas igualmente a compreensão da importância dos conhecimentos científico-tecnológicos para a percepção e reflexão sobre a problemática do desaparecimento das abelhas. Consideramos que a problematização viabiliza a alfabetização científica, porque a curiosidade faz mover o pensamento dos estudantes. Assim, a abordagem de temas voltados para o trabalho na perspectiva da alfabetização científica pode viabilizar essa ponte que conecta o conhecimento escolar aos problemas presentes em nosso dia a dia, viabilizando inclusive, a discussão no viés CTS. |
Abstract: | Research in Science Teaching emphasizes the relevance of establishing a relationship between what is taught in the school, the students' life context and what they already know. In this sense, we seek a way to awaken more interest of the students and also to resignify the teaching performance, breaking with the educational model focused only on the content. Our proposal for a didactic intervention for the teaching of Science in elementary education is based on the problematization about the disappearance of the bees’ disappearance and possible causes and consequences of this phenomenon, in a perspective of scientifically alphabetizing. We conducted a didactic intervention of approximately 24-hours/class during October 2018 with students of the 5th grade of a public school in the Distrito Federal, about the aforementioned theme, relating it to scientific concepts, ethical, political, economic and environmental issues, associating STS relations. We seek theoretical support in Freire that brings as teacher's role to awaken the student's curiosity, challenging them to want to go beyond what they know. Therefore, we seek to answer the research question: “To what extent can a proposal for didactic intervention for the teaching of Science in elementary school, based on the problematization of the disappearance of bees, contribute to the process of alphabetizing scientifically? As we observe the motivation, creativity and engagement of students in the elaboration of activities, we consider that the thematic approach was a positive means of contextualizing the concepts of ecological relations and the food chain, having as gains arising not only the learning of science, but also the understanding of the importance of scientific-technological knowledge for the perception and reflection on the problem of the disappearance of the bees. We consider that problematization enables scientific literacy, because curiosity moves students’ thinking. Thus, a series of themes focused on the work in scientific literacy may be able to lead the response that connects knowledge to the problems present in our daily life, making possible even a discussion in the STS bias. |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019. |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.