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ARTIGO_LiterarutaCancaoBrasileira.pdf | 111,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Literatura e canção brasileira contemporânea : a ressemiotização do ideário nacionalista |
Autor(es): | Cyntrão, Sylvia Helena |
Assunto: | Poesia contemporânea Canção Cultura nacional Canção popular |
Data de publicação: | 2006 |
Referência: | CYNTRÃO, Sylvia Helena. Literatura e canção brasileira contemporânea: a ressemiotização do ideário nacionalista. Cerrados: revista do curso de pós-graduação em literatura, Brasília, n. 22, p. 217-232, 2006. |
Resumo: | Definida como uma forma de cultura que amplia a compreensão da contemporaneidade e dos signos da mundialização nos processos de construcao da nacionalidade brasileira, a canção popular apresenta-se como um sistema de significações para o qual convergem e de onde partem os sentidos sociologicos e culturais lato sensu de um modo de vida urbano geracional. A andlise estetica das letras compostas por icones da cancao brasileira das decadas de 1970/80, e do inicio da decada de 1990, incorpora tais informações simbólicas presentes nos signos, com o intuito de nelas ressaltar a presença e a recorrencia de um idedrio mitopoetico socialmente tematizado, que e ressignificado em centros geogrdficos diversificados.Tal diversidade sera produto da dissondncia das experiencias do sujeito contempordneo. O rap, o movimento Mangue Beat de Chico Science, ofunk e tantasformas diferenciadas de expressdo musical sao seus parceiros. Esse conjunto plural e solidario a um fenômeno cultural chamado "dissemiNação"-vocdbulo cunhado por Homi Bhabha- que e o processo de estilhaçamento da Nação, fazendo-a multipla, com variados centros. Vista em perspectiva historica, como acumulo do processo disseminativo dos ultimos 40 anos, a cancao hoje aparece como um espaqo de desconstrução de um conceito de nacao unitária. A consciencia dessa voz disseminadora e a grande novidade da canção. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT Defined as one culture form that extends the understanding of the contemporary signs of the globalization of the Brazilian nationality, the popular song is presented as a system of meanings to which they converge and of where they break the sociological and cultural directions in a way of geracional urban life. The diversity of manifestations will be product of the experiences of the contemporary subjects. This plural set is solidary to a cultural phenomenon call "dissemination" by Homi Bhabha, that is the process of shattering of the Nation, making it multiple, with varied centers. Historical perspective sight, the song today appears as a space of desconstruction of a single nation concept. The conscience of this disseminating voice is the great newness of the song. |
Informações de Acesso e Conteúdo: | Comunicação apresentada em 17 e julho de 2006, no 52°. Congresso Internacional de Americanistas , na Universidade de Sevilha, Espanha, com o apoio da Fundação de Empreendimentos Científicos e tecnologicos - FINATEC. |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
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