Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/3610
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_LiterarutaCancaoBrasileira.pdf111,68 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Literatura e canção brasileira contemporânea : a ressemiotização do ideário nacionalista
Auteur(s): Cyntrão, Sylvia Helena
Assunto:: Poesia contemporânea
Canção
Cultura nacional
Canção popular
Date de publication: 2006
Référence bibliographique: CYNTRÃO, Sylvia Helena. Literatura e canção brasileira contemporânea: a ressemiotização do ideário nacionalista. Cerrados: revista do curso de pós-graduação em literatura, Brasília, n. 22, p. 217-232, 2006.
Résumé: Definida como uma forma de cultura que amplia a compreensão da contemporaneidade e dos signos da mundialização nos processos de construcao da nacionalidade brasileira, a canção popular apresenta-se como um sistema de significações para o qual convergem e de onde partem os sentidos sociologicos e culturais lato sensu de um modo de vida urbano geracional. A andlise estetica das letras compostas por icones da cancao brasileira das decadas de 1970/80, e do inicio da decada de 1990, incorpora tais informações simbólicas presentes nos signos, com o intuito de nelas ressaltar a presença e a recorrencia de um idedrio mitopoetico socialmente tematizado, que e ressignificado em centros geogrdficos diversificados.Tal diversidade sera produto da dissondncia das experiencias do sujeito contempordneo. O rap, o movimento Mangue Beat de Chico Science, ofunk e tantasformas diferenciadas de expressdo musical sao seus parceiros. Esse conjunto plural e solidario a um fenômeno cultural chamado "dissemiNação"-vocdbulo cunhado por Homi Bhabha- que e o processo de estilhaçamento da Nação, fazendo-a multipla, com variados centros. Vista em perspectiva historica, como acumulo do processo disseminativo dos ultimos 40 anos, a cancao hoje aparece como um espaqo de desconstrução de um conceito de nacao unitária. A consciencia dessa voz disseminadora e a grande novidade da canção. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Defined as one culture form that extends the understanding of the contemporary signs of the globalization of the Brazilian nationality, the popular song is presented as a system of meanings to which they converge and of where they break the sociological and cultural directions in a way of geracional urban life. The diversity of manifestations will be product of the experiences of the contemporary subjects. This plural set is solidary to a cultural phenomenon call "dissemination" by Homi Bhabha, that is the process of shattering of the Nation, making it multiple, with varied centers. Historical perspective sight, the song today appears as a space of desconstruction of a single nation concept. The conscience of this disseminating voice is the great newness of the song.
metadata.dc.description2: Comunicação apresentada em 17 e julho de 2006, no 52°. Congresso Internacional de Americanistas , na Universidade de Sevilha, Espanha, com o apoio da Fundação de Empreendimentos Científicos e tecnologicos - FINATEC.
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/3610/statistics">



Ce document est autorisé sous une licence de type Licence Creative Commons Creative Commons