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Título: Educação de jovens e adultos na penitenciária feminina do Distrito Federal : possibilidade de pesquisa através do materialismo histórico-dialético
Autor(es): Rêses, Erlando da Silva
Roza Pinel, Walace
Assunto: Educação de jovens e adultos
Identidade social
Gênero
Data de publicação: Mai-2016
Editora: Revista Com Censo
Referência: RÊSES, Erlando da Silva; ROZA PINEL, Walace. Educação de Jovens e Adultos na Penitenciária Feminina do Distrito Federal: possibilidade de pesquisa através do materialismo histórico-dialético. Revista Com Censo, Brasília, 2. ed. esp., n. 5, p. 74-78, maio 2016. Disponível em: http://www.se.df.gov.br/component/content/article/306-revista-com-censo/485-revista-com-censo.html. Acesso em: 24 jun. 2016.
Resumo: O presente artigo, de cunho bibliográfico e documental, apresenta a possibilidade de utilização do Materialismo Histórico-Dialético (MHD) na pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF). O MHD figura-se como uma das principais epistemologias das teorias críticas sociais, tratando-se de descobrir as leis fundamentais que definem os modos de organização das pessoas em sociedade mediante a história. Grosso modo, as mulheres, na cultura latina, em cumprimento de pena restritiva de liberdade, afastam-se do estereótipo típico e rompem com o padrão esperado em relação ao comportamento social do gênero. O ensino nas prisões não está contemplado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) como modalidade específica, mas como corolário da Educação de Jovens e Adultos. Diante do exposto, este artigo, analisa as relações históricas entre sociedade, sistema carcerário feminino brasileiro e educação, situando-as no contexto do MHD.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: Sítio da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 3.0 Brasil (CC BY-NC-ND 3.0 BR). Fonte: http://www.se.df.gov.br/component/content/article/306-revista-com-censo/485-revista-com-censo.html. Acesso em: 24 jun. 2016.
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