DC Field | Value | Language |
dc.contributor.author | Rêses, Erlando da Silva | - |
dc.contributor.author | Roza Pinel, Walace | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-07T11:23:35Z | - |
dc.date.available | 2016-07-07T11:23:35Z | - |
dc.date.issued | 2016-05 | - |
dc.identifier.citation | RÊSES, Erlando da Silva; ROZA PINEL, Walace. Educação de Jovens e Adultos na Penitenciária Feminina do Distrito Federal: possibilidade de pesquisa através do materialismo histórico-dialético. Revista Com Censo, Brasília, 2. ed. esp., n. 5, p. 74-78, maio 2016. Disponível em: http://www.se.df.gov.br/component/content/article/306-revista-com-censo/485-revista-com-censo.html. Acesso em: 24 jun. 2016. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/20873 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo, de cunho bibliográfico e documental, apresenta a possibilidade de utilização do Materialismo Histórico-Dialético (MHD) na pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF). O MHD figura-se como uma das principais epistemologias das teorias
críticas sociais, tratando-se de descobrir as leis fundamentais que definem os modos
de organização das pessoas em sociedade mediante a história. Grosso modo, as
mulheres, na cultura latina, em cumprimento de pena restritiva de liberdade, afastam-se do estereótipo típico e rompem com o padrão esperado em relação ao comportamento social do gênero. O ensino nas prisões não está contemplado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) como modalidade específica, mas como corolário da Educação de Jovens e Adultos. Diante do exposto, este artigo, analisa as relações históricas entre sociedade, sistema carcerário feminino brasileiro e educação, situando-as no contexto do MHD. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.publisher | Revista Com Censo | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Educação de jovens e adultos na penitenciária feminina do Distrito Federal : possibilidade de pesquisa através do materialismo histórico-dialético | en |
dc.type | Artigo | en |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos | en |
dc.subject.keyword | Identidade social | en |
dc.subject.keyword | Gênero | en |
dc.rights.license | Sítio da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 3.0 Brasil (CC BY-NC-ND 3.0 BR). Fonte: http://www.se.df.gov.br/component/content/article/306-revista-com-censo/485-revista-com-censo.html. Acesso em: 24 jun. 2016. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Appears in Collections: | Artigos publicados em periódicos e afins
|