http://repositorio.unb.br/handle/10482/20873
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_EducacaoJovensAdultosPenitenciaria.pdf | 346,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Educação de jovens e adultos na penitenciária feminina do Distrito Federal : possibilidade de pesquisa através do materialismo histórico-dialético |
Autor : | Rêses, Erlando da Silva Roza Pinel, Walace |
Assunto:: | Educação de jovens e adultos Identidade social Gênero |
Fecha de publicación : | may-2016 |
Editorial : | Revista Com Censo |
Citación : | RÊSES, Erlando da Silva; ROZA PINEL, Walace. Educação de Jovens e Adultos na Penitenciária Feminina do Distrito Federal: possibilidade de pesquisa através do materialismo histórico-dialético. Revista Com Censo, Brasília, 2. ed. esp., n. 5, p. 74-78, maio 2016. Disponível em: http://www.se.df.gov.br/component/content/article/306-revista-com-censo/485-revista-com-censo.html. Acesso em: 24 jun. 2016. |
Resumen : | O presente artigo, de cunho bibliográfico e documental, apresenta a possibilidade de utilização do Materialismo Histórico-Dialético (MHD) na pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF). O MHD figura-se como uma das principais epistemologias das teorias críticas sociais, tratando-se de descobrir as leis fundamentais que definem os modos de organização das pessoas em sociedade mediante a história. Grosso modo, as mulheres, na cultura latina, em cumprimento de pena restritiva de liberdade, afastam-se do estereótipo típico e rompem com o padrão esperado em relação ao comportamento social do gênero. O ensino nas prisões não está contemplado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) como modalidade específica, mas como corolário da Educação de Jovens e Adultos. Diante do exposto, este artigo, analisa as relações históricas entre sociedade, sistema carcerário feminino brasileiro e educação, situando-as no contexto do MHD. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | Sítio da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 3.0 Brasil (CC BY-NC-ND 3.0 BR). Fonte: http://www.se.df.gov.br/component/content/article/306-revista-com-censo/485-revista-com-censo.html. Acesso em: 24 jun. 2016. |
Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.