http://repositorio.unb.br/handle/10482/1985
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao Tatiana J Salles.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Estilos de aprendizagem no trabalho : análise e construção de medidas |
Autor(es): | Salles, Tatiana Junqueira |
Orientador(es): | Borges-Andrade, Jairo Eduardo |
Assunto: | Aprendizagem organizacional Desenvolvimento e validação de medida Aprendizagem - estilos |
Data de publicação: | Jul-2007 |
Data de defesa: | Jul-2007 |
Referência: | SALLES, Tatiana Junqueira. Estilos de aprendizagem no trabalho: análise e construção de medidas. 2007. 149 f. Dissertação (Mestrado em Psciologia)- Universidade de Brasília, Brasília, 2007. |
Resumo: | Estilos de aprendizagem são características individuais que podem estar
relacionadas a desempenho em treinamento e no trabalho. O objetivo desta dissertação
foi o de melhorar o entendimento sobre os estilos de aprendizagem no contexto de
trabalho, por meio de dois estudos. O primeiro analisou as medidas existentes através de
um levantamento bibliográfico em nove bases de dados. Foram encontradas 57 medidas,
dentre as quais 12 foram utilizadas no contexto de trabalho. O segundo estudo pretendeu
desenvolver e validar uma medida para aferir estilos de aprendizagem no trabalho,
numa amostra de 503 trabalhadores de uma organização pública. Encontrou-se solução
de dois fatores, interpretada como sendo relativa a preferências por aprender sozinho e
com outras pessoas, com boa qualidade psicométrica. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT Learning styles are individual characteristics that may be associated with training and on-the-job performance. The purpose of this thesis was to contribute to a better understanding about on-the-job learning styles. Two studies have been undertaken. The first study analyzed existing instruments through bibliographic research in nine data bases. Fifty-seven instruments were found, twelve of them were used in the work context. The second study intended to develop and validate an instrument to measure on-the-job learning styles in a sample of 503 respondents from a public organization. The results show a reliable bi-factorial solution, interpreted as a measure of learning preference related to learning alone or with others. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2007. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.