Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1985
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Tatiana J Salles.pdf1,41 MBAdobe PDFView/Open
Title: Estilos de aprendizagem no trabalho : análise e construção de medidas
Authors: Salles, Tatiana Junqueira
Orientador(es):: Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Assunto:: Aprendizagem organizacional
Desenvolvimento e validação de medida
Aprendizagem - estilos
Issue Date: Jul-2007
Citation: SALLES, Tatiana Junqueira. Estilos de aprendizagem no trabalho: análise e construção de medidas. 2007. 149 f. Dissertação (Mestrado em Psciologia)- Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Abstract: Estilos de aprendizagem são características individuais que podem estar relacionadas a desempenho em treinamento e no trabalho. O objetivo desta dissertação foi o de melhorar o entendimento sobre os estilos de aprendizagem no contexto de trabalho, por meio de dois estudos. O primeiro analisou as medidas existentes através de um levantamento bibliográfico em nove bases de dados. Foram encontradas 57 medidas, dentre as quais 12 foram utilizadas no contexto de trabalho. O segundo estudo pretendeu desenvolver e validar uma medida para aferir estilos de aprendizagem no trabalho, numa amostra de 503 trabalhadores de uma organização pública. Encontrou-se solução de dois fatores, interpretada como sendo relativa a preferências por aprender sozinho e com outras pessoas, com boa qualidade psicométrica. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Learning styles are individual characteristics that may be associated with training and on-the-job performance. The purpose of this thesis was to contribute to a better understanding about on-the-job learning styles. Two studies have been undertaken. The first study analyzed existing instruments through bibliographic research in nine data bases. Fifty-seven instruments were found, twelve of them were used in the work context. The second study intended to develop and validate an instrument to measure on-the-job learning styles in a sample of 503 respondents from a public organization. The results show a reliable bi-factorial solution, interpreted as a measure of learning preference related to learning alone or with others.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2007.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/1985/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.