Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/12285
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_ResoluçãoSituaçõesProblemáticas.pdf54,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A resolução de situações problemáticas experimentais em campos conceituais da física geral
Autor(es): Sousa, Célia Maria Soares Gomes de
Moreira, Marco Antonio
Matheus, Thiago Alexandre Melo
Assunto: Física - estudo e ensino
Método de ensino
Problemas, questões, exercícios
Data de publicação: 2004
Referência: SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de; MOREIRA, Marco Antonio; MATHEUS, Thiago Alexandre Melo. A resolução de situações problemáticas experimentais em campos conceituais da física geral. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 9, 2004, Jaboticatubas. Atas do IX EPEF. Jaboticatubas, 2004. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10183/10450>. Acesso em: 28 fev. 2013.
Resumo: Neste trabalho apresentamos resultados preliminares de uma pesquisa, na qual buscamos investigar se alunos de Física Geral dão evidências de aprendizagem significativa através da construção de modelos mentais, para dar conta de situações problemas no laboratório didático. Foram propostas questões adicionais ao relatório de laboratório cujas respostas pudessem fornecer evidências da construção de tais modelos e de possíveis invariantes operatórios neles contidos. Resultados preliminares sugerem que apenas cerca de 26% dos alunos parecem ter chegado a construir modelos mentais. A maioria dá evidências de uma aprendizagem mecânica respondendo as questões a partir apenas de fórmulas e regras. Esses resultados sugerem que as situações e os procedimentos de laboratório devem ser repensados.
Unidade Acadêmica: Instituto de Física (IF)
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.